Quando a compra de um apartamento é um sonho, fazer uma simulação de financiamento de imóveis é um dos primeiros passos para começar a tornar tudo realidade.
Para grande parte das pessoas, o financiamento imobiliário é a melhor opção, mas só por meio de uma simulação é possível saber de forma mais precisa como ficaria o compromisso financeiro com a aquisição do imóvel.
Então, para ajudar no seu planejamento antes desse grande passo que é a compra de um imóvel, vamos falar a respeito do financiamento em detalhes. Veja só.
Índice
1. Qual a importância de fazer uma simulação de financiamento?
2. Quais as formas de simular um financiamento imobiliário?
3. Como fazer uma simulação de financiamento de imóvel?
4. Quais são os principais simuladores de financiamento imobiliário?
Qual a importância de fazer uma simulação de financiamento?
Toda dívida deve ser contratada com planejamento. Por isso, a simulação do financiamento imobiliário é fundamental.
Ela ajuda o comprador a entender quanto a dívida irá pesar em seu orçamento mensal, por quanto tempo a dívida ficará ativa e como ele pode fazer para quitá-la de maneira adiantada, se quiser.
Saiba também como amortizar financiamento imobiliário e pagar menos juros.
Além disso, ela permite que os clientes façam comparações entre as várias instituições financeiras a fim de encontrar as melhores condições para o negócio.
Quais as formas de simular um financiamento imobiliário?
Todas as instituições financeiras que oferecem financiamentos imobiliários dão ao cliente a oportunidade de realizar uma simulação.
Basicamente, o cliente pode procurar uma agência do banco ou financeira de sua preferência.
Inclusive, é possível ainda fazer simulações pela internet. Existem simuladores em sites de instituições financeiras e plataformas que comparam as condições de negociação para facilitar a escolha do comprador.
Como fazer uma simulação de financiamento de imóvel?
O primeiro passo é selecionar o imóvel de sua preferência. Diferentemente do empréstimo, o financiamento é contratado no valor exato do bem desejado (deduzido da entrada e acrescido de taxas).
Nesse caso, se o cliente atrasar os pagamentos do financiamento, o próprio imóvel pode ser utilizado como garantia em caso de execução.
Escolhido o imóvel, o cliente fornece alguns dados para a instituição financeira. Na maioria das vezes, os dados são: nome, RG e CPF.
Também devem ser fornecidos dados do imóvel (área, matrículas e outras informações normalmente fornecidas pelo corretor com o qual você está negociando).
Depois, é preciso selecionar as condições de pagamento. Ou seja, quanto será dado de entrada, o prazo desejado de pagamento e/ou o valor máximo a ser pago por parcela, entre outros.
Também é necessário escolher o tipo de financiamento e o modelo de amortização da dívida.
Uma das formas mais escolhidas para esse tipo de negócio é o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Neste modelo, o comprador pode utilizar recursos do seu FGTS e de contas poupança para quitar parte do valor e conseguir melhores taxas junto aos bancos.
Leia também: O que você precisa saber sobre juros de financiamento imobiliário.
O SFI utiliza recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), ou seja, os bancos utilizam valores depositados em cadernetas de poupança para financiar as compras dos imóveis.
O cliente também pode obter o seu financiamento diretamente com a construtora ou incorporadora com quem está negociando o imóvel.
Muitas delas oferecem condições extremamente favoráveis, muitas ocasiões em parceria com programas habitacionais como o Casa Verde e Amarela.
Quais são os principais simuladores de financiamento imobiliário?
O cálculo de juros, taxas, impostos e custo efetivo total do financiamento imobiliário levam em conta todos estes fatores que mencionamos até agora. Quanto maior o risco para o credor, em tese, maiores os juros.
Alguns dos principais simuladores de financiamento imobiliário disponíveis são:
- Simulador da Caixa Econômica Federal;
- Simulador do Banco do Brasil;
- Simulador Loft;
- Simulador Santander;
- Simulador Viva Real.
Acesse o site da ACLF e conheça os empreendimentos disponíveis, os lançamentos e aqueles em fase de construção!