Quer saber o que é a especulação imobiliária? Este é um termo bastante comum no mercado de compra e venda de imóvel, porém não tão simples para todas as pessoas entender como isso funciona.
Neste artigo, vamos discutir quais são as consequências desse processo e como isso pode afetar a vida de todos na sociedade, principalmente a de quem pensa em ter um apartamento próprio.
Índice
1. Afinal, o que é especulação imobiliária? Entenda
2. Como funciona a especulação imobiliária?
3. Quais são os principais fatores que impactam o preço dos imóveis?
4. Como isso afeta quem tem intenção de comprar um imóvel?
5. Quais são as consequências da especulação imobiliária para todos?
Afinal, o que é especulação imobiliária? Entenda
De forma geral, especulação imobiliária é um tipo de investimento em algum bem imóvel, tais como:
- casas;
- terrenos;
- apartamentos;
- salas comerciais;
- edifícios.
O objetivo dessa iniciativa é conseguir lucro acima da média. Ou seja, com a especulação se obtém bens imóveis com o propósito de aumentar o seu preço no mercado imobiliário futuro.
Recebe esse nome porque presume, ou seja, especula que o valor do imóvel será elevado.
Leia também: Dicas para escolher um imóvel que cabe no seu bolso.
Como funciona a especulação imobiliária?
Agora que você já sabe o que é especulação imobiliária, certamente é mais fácil entender como isso funciona.
Entenda que esse processo ocorre quando um imóvel é comprado e nenhum uso é feito dele, o propósito é aguardar a sua valorização.
Isso significa que o único motivo da compra é a expectativa de que a região em que o imóvel se localiza é a valorização, seja em curto, seja em médio prazo.
O imóvel pode ser valorizado por várias iniciativas que vão transformar o seu redor, logo aumenta a demanda, consequentemente, os valores podem aumentar e, quando isso acontece, o especulador foi certeiro e poderá lucrar com a situação.
Quais são os principais fatores que impactam o preço dos imóveis?
Há diversos fatores responsáveis por influenciar o preço dos imóveis e acertar a especulação imobiliária nas cidades. Os principais exemplos de influência no preço são:
- As melhorias na infraestrutura realizadas pelo governo, o saneamento básico e a expansão de transporte público, são alguns casos de avanço que vão impactar o valor do imóvel;
- A ampliação da cidade também vai aumentar o preço de um terreno ou moradia, dado que deixa de ser um espaço distante das áreas importantes do município;
- A carência de terreno também é algo que pode proporcionar lucro para o especulador imobiliário.
Como isso afeta quem tem intenção de comprar um imóvel?
Não há dúvida de que a especulação imobiliária é responsável por impactar a vida de quem deseja comprar um imóvel, afinal esse processo vai afetar diretamente os preços dos bens, como casa ou apartamento, que terá o valor bem alto.
Entenda que a subida dos valores podem dificultar quem tem intenção de comprar. Além disso, também pode fazer a cidade se ampliar de maneira desordenada.
Aproveite para conhecer também: 3 tipos de financiamento imobiliário e como cada um funciona.
Quais são as consequências da especulação imobiliária?
É fundamental entender que a especulação imobiliária nas cidades pode acarretar alguns problemas, o principal é a existências de vários terrenos e residências inoperantes em locais com infraestrutura boa que esperam apenas pela valorização.
Com a valorização, também é possível dizer que os proprietários de imóveis como esses acabam conseguindo lucro privado com investimento público.
E isso gera desdobramentos para todas as pessoas, pois pode resultar em casas e apartamentos vazios na cidade e aumento populacional nos arredores.
Não deixe de acessar outros conteúdos como esse em nosso blog, e acesse nossa página para conhecer os empreendimentos ACLF. Lembre-se que pode ver fotos, analisar as plantas dos apartamentos e fazer um tour virtual. Dúvidas? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!