Em todos os cômodos de uma casa, o piso é um dos principais e mais importantes itens na hora da escolha. O tamanho ideal pode ter um impacto benéfico na decoração, manutenção e higiene do local.
A escolha do piso para a cozinha requer cuidado, já que você deve considerar aspectos como acúmulo de gordura, ou resíduos, facilidade da limpeza e harmonia com a decoração.
O que um piso para cozinha deve ter?
Esse ambiente exige um piso com revestimento de qualidade, resistente, de alta durabilidade e com textura fácil de limpar. Também é importante ter atenção aos modelos que favorecem a impressão de ampliar o cômodo.
Leia também: 10 dicas de decoração com plantas para o seu apartamento.
As opções de pisos para cozinha são infinitas, disponível para cada bolso e gosto. Porém, o material utilizado para a fabricação do mesmo deve ser um item a se considerar.
A resistência a peso, valorização do ambiente, durabilidade e facilidade na higienização são aspectos que devem ser considerados antes de comprar o piso para cozinha.
Como harmonizar piso da cozinha com a decoração?
Se a decoração for retrô e vintage o ideal é equilibrar o mix de cores. Porém, se tiver desenhos nos azulejos ou eletrodomésticos com cores, o piso deve se manter na cor neutra.
Entretanto, se o ambiente for sofisticado e minimalista, o correto é escolher pisos com cores neutras, mesclando os tons de escuros com claros, de preferência apostar nas cores frias.
Modelos de piso para a cozinha
Cerâmica
Vendido de várias cores, texturas e desenhos esse piso não é tão resistente por ser feito de barro. Podem ser resistentes a produtos de limpeza e não mancham facilmente.
Porcelanato
O mais indicado para usar na cozinha é o modelo vitrificado. Pois, são mais resistentes a manchas e riscados. Também, possuem a borda mais fina, sendo assim, o acabamento fica mais sofisticado e ajuda contra o acúmulo de gorduras e resíduos.
Ladrilho Hidráulico
Pintados de maneira artesanal, esse modelo de piso é de alta qualidade e possui uma estética mais sofisticada para sua cozinha. O ideal para esse piso é que a limpeza seja feita apenas com água e detergente neutro.
Cimento queimado
Sendo um dos mais baratos no mercado, sua textura é brilhante e lisa. Ideal para decorações rústicas. Além disso, seu revestimento é fácil de limpar e deixa o ambiente refrescante e frio, o ideal é colocado em regiões quentes.
Madeira
Geralmente, a cozinha pode-se tornar um ambiente úmido, por isso, o cuidado ao colocar e manter o piso de madeira deve ser rigoroso. Ideal para decorações rústicas ou contemporâneas.
Mármore
Ao escolher um piso de mármore para sua cozinha é importante saber que os valores podem ser altos. Porém, esse tipo de material é resistente contra produtos de limpeza, umidade e impactos.
Atualmente, as cozinhas ganharam outra estética visual, além de ser um espaço para realizar as tarefas cotidianas, também se tornou um espaço de encontro e lazer com os amigos.
Pensando dessa maneira, é importante considerar todos os fatores e aspectos quando planejar a sua cozinha.
Pensar na decoração do lar é prazeroso, apenas dê mais um passo para o sonho de comprar seu apê: comece acessando o nosso site e conhecendo nossos empreendimentos. Inclusive, você pode fazer um tour virtual em alguns de nossos apartamentos. E tirar dúvidas com a nossa equipe pelo WhatsApp.