Quando vamos comprar um imóvel novo, é comum que se tenha muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito às taxas a serem pagas. Por isso, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre o INCC neste artigo.
Índice
O que é INCC?
O INCC, Índice Nacional de Custos na Construção, consiste em um cálculo que tem como objetivo avaliar a variação nos custos de materiais, equipamentos e mão de obra durante a construção para ajustar esses custos ao valor do imóvel.
Esse índice foi criado e é calculado mensalmente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e incide sobre apartamentos comprados na planta.
Leia também: O que você precisa saber sobre juros de financiamento imobiliário.
Desse modo, todas as construtoras e incorporadoras utilizam esse índice para fazer os ajustes dos valores da obra, uma vez que a construção de um empreendimento imobiliário pode durar anos, e é normal que, nesse período de tempo, haja aumento nos preços.
É fundamental que quem deseja comprar um imóvel tenha atenção a esse índice para evitar surpresas desagradáveis no futuro, já que a incidência do INCC faz com que o valor pago por parcela aumente.
Comumente, a cobrança do INCC é suspensa quando o empreendimento é entregue ou quando é emitido o Habite-se.
Quais os tipos de INCC?
Existem, atualmente, três tipos diferentes de INCC, sendo que a diferença entre cada tipo está no período em que as informações são coletadas.
O primeiro tipo, INCC-M, é aquele cujos dados são coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual, considerando, inclusive, produtos de exportação.
O segundo tipo, o INCC-DI, tem os dados coletados entre o primeiro e o último dia do mês e considera somente o mercado interno, e o INCC 10 é aquele cuja coleta ocorre do dia 11 do mês anterior ao dia 10 do mês atual.
Leia também: 3 tipos de financiamento imobiliário e como cada um funciona.
Como o INCC é calculado?
Para saber o percentual do INCC, a FGV considera os preços realizados por sete capitais do Brasil: Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.
Os custos considerados são os que envolvem a estrutura, os acabamentos e as instalações da construção para acompanhar os reajustes dos materiais, equipamentos e mão de obra.
Para saber o valor do INCC, basta multiplicar a alíquota pelo saldo devedor, o que faz com que o valor das parcelas seja alterado, já que o novo saldo devedor deve ser dividido pelo número de parcelas remanescentes.
É de extrema importância conhecer os detalhes reativos à compra de um imóvel na planta, e o INCC é um dos pontos que devem ser bem compreendidos por parte do comprador.
No entanto, adquirir um imóvel na planta apresenta inúmeras vantagens, inclusive nas condições de parcelamento e pagamento, mas é preciso ter ciência de que o valor das parcelas pagas pode sofrer alteração durante o período de financiamento.
Você gostaria de saber mais sobre o mercado imobiliário ou sobre a compra e venda de imóveis? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto com um de nossos vendedores!