O crédito imobiliário é uma forma de conquistar a tão desejada casa própria, afinal a aquisição de um imóvel à vista não uma prática acessível para muitas pessoas. Felizmente existem soluções que facilitam essa compra.
O ideal é começar o planejamento o quanto antes. Assim, quando você encontrar um imóvel que gostar, poderá começar o processo de compra imediatamente. Portanto, comece pesquisando mais sobre essa modalidade de crédito e organize os documentos necessários.
Índice
1. O que é análise de crédito e como ela funciona?
2. O que é analisado na hora da aprovação?
3. Quais são os documentos necessários?
3.1 Comprador
3.2 Imóvel
4. Por que é importante pré-aprovar o crédito antes de financiar um imóvel?
O que é análise de crédito e como ela funciona?
Como qualquer transação de concessão de crédito, a instituição financeira precisa ter segurança quanto a sua capacidade de quitar o financiamento.
Geralmente, esse é um compromisso de longo prazo e, como tal, requer um planejamento completo para manter os pagamentos em dias.
O meio pelo quais as instituições financeiras avaliam a sua capacidade de pagamento é por meio da análise de crédito. Esse processo pode variar conforme as regras de cada empresa, mas o objetivo é o mesmo: proteger ambas as partes para garantir a quitação e evitar o endividamento excessivo.
O que é analisado na hora da aprovação?
Os principais requisitos avaliados são:
- não ter o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito;
- comprovação de renda é considerado emprego formal e atividade autônoma;
- é necessário ter uma conta corrente no banco em que busca o crédito imobiliário.
Leia também: Como planejar a compra de um imóvel?
Quais são os documentos necessários?
A análise da documentação também é um passo importante na compra de um imóvel. Para isso, o banco solicita documentos do comprador interessado e do imóvel escolhido. São eles:
Comprador
O comprador deve reunir os seus documentos pessoais e apresentar quando solicitado.
- documento de Identidade;
- certidão de casamento ou união estável;
- comprovante de renda;
- carteira de trabalho;
- declaração do Imposto de Renda;
- extrato do FGTS, se desejar usar o saldo.
Aproveite para saber também: Saiba qual a diferença entre escritura e matrícula de imóvel.
Imóvel
A regularização do imóvel também será verificada para garantir que o processo de compra pode prosseguir sem impedimentos. A lista de documentos inclui:
- matrícula do imóvel com certidão negativa de ônus;
- imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano vigente;
- certidão Negativa de Tributos Imobiliários.
Por que é importante pré-aprovar o crédito antes de financiar um imóvel?
Você sabia que é possível pré-aprovar o financiamento imobiliário antes de escolher o imóvel? Essa é uma prática que ajuda a evitar surpresas indesejadas e ajudar a fechar negócio com agilidade.
Como o processo de avaliação e aprovação pode ser longo, é recomendado cuidar desse trâmite em primeiro lugar. Isso faz a busca pelo imóvel ideal ser feita com calma para garantir que a sua escolha atende as suas necessidades.
Muitas pessoas se encontram na mesma situação que você e caso o vendedor receba várias propostas quem tiver o financiamento encaminhado pode se tornar o novo proprietário.
Além disso, como é feita uma avaliação da sua situação financeira, você tem mais tempo para solucionar eventuais pendências. Portanto, não prorrogue o seu sonho e tome as iniciativas o quanto antes para financiar o seu sonho.
Se você quer saber mais sobre esse processo, conte com o nosso apoio. Basta clicar no botão do WhatsApp para falar com alguém da nossa equipe especializada. Você também pode fazer um tour virtual em um de nossos lançamentos, ou mesmo agendar uma visita.