Os momentos mais especiais da vida acontecem na intimidade, no aconchego do lar. Por isso, muitas pessoas anseiam planejar a compra de um imóvel, seja para sair do aluguel, ou para ter uma moradia mais confortável, dando início a uma vida nova.
Embora seja um grande passo, essa compra tem sido facilitada pelas alternativas atuais do mercado, que recentemente apresenta processos de aprovação mais rápidos para a aquisição de imóveis. Entenda como planejar a compra do seu.
Índice
1. Como planejar a compra de um imóvel?
2. Organize as finanças
3. Use a internet para buscar imóveis com o seu perfil
4. Avalie custos e benefícios
5. Junte um bom valor de entrada
6. Busque os programas do governo
Como planejar a compra de um imóvel?
1. Organize as finanças
Planejar a compra de um imóvel começa com a avaliação do seu orçamento. É preciso listar todas as suas despesas atuais e adequar o estilo do imóvel dentro dessa realidade. É preciso ter pé no chão desde o início do planejamento para alinhar suas expectativas e não gerar desmotivação.
Em seguida, procure primeiro quitar boa parte das dívidas e encontre formas de fazer o seu dinheiro render, ou até mesmo pense em alternativas de renda extra. Todo dinheiro que entrar é importante nesta etapa.
2. Use a internet para buscar imóveis com o seu perfil
Imagine que antigamente era preciso ir de prédio em prédio conhecer os imóveis e depois se dirigir até o banco a fim de fazer uma avaliação para planejar a compra de um imóvel.
Agora, com a internet ficou mais fácil fazer buscas, pesquisar imóveis que tenham o seu perfil e até fazer simulações de acordo com o que você tem disponível para o financiamento mensal.
3. Avalie custos e benefícios
Uma dúvida que pode surgir ao planejar a compra de um imóvel é refletir se vale a pena comprar uma casa ou um apartamento. Bem, cada um tem vantagens e desvantagens e o estilo de vida da sua família é o que deve ser levado em conta na hora de decidir.
Porém, é inegável o quanto as novas construções de prédios residenciais estão super modernas, seguras, boa parte com localização estratégica e excelente infraestrutura.
Leia também: Primeiro imóvel, saiba o que é e como funciona o subsídio habitacional.
Há lançamentos que contemplam os novos moradores com áreas de lazer completas, que comportam churrasqueira, piscina, quadras de esportes, academias, entre outras áreas.
Além disso, há todo um esquema de segurança e investimento em tecnologias de ponta, como câmeras internas e externas e portaria 24 horas.
Então, liste o custo-benefício de se viver com mais conforto e segurança na hora de fechar um contrato.
4. Junte um bom valor de entrada
Outro ponto decisivo na hora de planejar a compra de um imóvel é o valor de entrada. Quanto mais o comprador tiver disponível para dar de entrada, melhores ficarão as condições do financiamento. Menos juros e valor das parcelas mais baixo.
Essa parte pode ser acordada em família também. Dependendo da quantidade de membros, cada um pode contribuir com uma parcela para que entrada alcance um valor significativo.
Que tal conhecer os principais requisitos para financiamento de imóvel?
5 – Busque os programas do governo
O Governo Federal conta com o programas que facilitam o financiamento de imóvel para a realização do sonho da casa própria.
O melhor é buscar informações atualizadas sobre ações e programas de habitação promovidas pelo Governo brasileiro, assim você fica pode conhecer também outros benefícios para acesso a moradia.
Então? Tudo pronto para começar a planejar a compra do seu imóvel? Aproveite para acessar o nosso site e fazer um tour virtual na página de cada condomínio, conhecendo os apartamentos e cada espaço do que pode ser o seu futuro novo lar!