As condições de aquisição de um imóvel hoje em dia são mais diversas e algumas tornam a compra bem mais acessível, inclusive com possibilidade de adiantamento das parcelas e amortização de financiamento de imóvel.
Então, vamos conhecer melhor cada ponto dessa opção, que permite concretizar o sonho da casa própria sem que para isso seja preciso desembolsar todo o valor à vista.
Índice
1. Quais as principais vantagens?
2. A taxas de juros do financiamento de imóvel é outro atrativo
3. Riscos associados ao financiamento de imóvel
Quais as principais vantagens?
A possibilidade de parcelar parte do pagamento com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado. é uma delas. Mas, além disso, é possível conseguir descontos nos valores de entrada e taxas de juros.
Outra grande vantagem do financiamento é que, em alguns casos, o comprador pode realizar o pagamento com recursos que seriam utilizados para aluguel, o que permite a economia de mais dinheiro.
Aproveite para saber também quais são os principais requisitos para financiamento de imóvel.
Além disso, o financiamento de imóvel também conta com a possibilidade de renegociação das parcelas, caso ocorra alguma alteração nas finanças do interessado.
É importante destacar que a escolha pelo financiamento de imóvel deve ser uma decisão consciente, fundada em um planejamento básico.
Então, antes de decidir, é importante analisa as ofertas, as facilidades oferecidas pelas construtoras e as condições de pagamento.
A taxas de juros do financiamento de imóvel é outro atrativo
Além da facilidade de aquisição, existem outras vantagens de financiar a compra de um imóvel. É possível destacar:
- condições de pagamento facilitadas: as parcelas de financiamento de imóveis são geralmente menores do que as parcelas de aluguel. Além disso, o pagamento é realizado em um período determinado e pode ser estendido, caso haja necessidade;
- possibilidade de usar o FGTS: é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar parte do financiamento. Isso pode ajudar a reduzir os custos no pagamento da parcela;
- isenção de impostos: o financiamento de imóveis é isento de impostos, o que significa que não há necessidade de pagar taxas extras para realizar a aquisição do imóvel;
- segurança da posse do imóvel: após a quitação de todas as parcelas do financiamento, a pessoa se torna definitivamente dona do imóvel, o que garante a posse e a segurança da propriedade.
Riscos associados ao financiamento de imóvel
O maior risco associado ao financiamento de imóveis é o de inadimplência. Mas é possível contornar isso com um bom planejamento e analisando as possibilidades que o banco oferece para amortização do financiamento, procurando reduzir o valor das parcelas ou o saldo total.
Iniciativas como essa favorecem que você quite o imóvel com mais rapidez, livrando-se de juros. Sem contar que também permitem que você possa negociá-lo em períodos cuja a valorização esteja melhor, afinal anos depois a situação pode não ser tão favorável.
Um ponto importante é que a a instituição financeira reivindica o imóvel como garantia quando você não consegue arcar com as parcelas do financiamento.
Leia também: 4 vantagens de comprar apartamento na planta.
Depois, vale lembrar a quitação do imóvel garante que você não vai sofrer com o aumento dos juros nas parcelas. Isso pode ocorrer em cenários de instabilidade na economia.
Como vimos, o financiamento de imóveis possui vantagens que podem auxiliar o comprador a realizar o sonho da casa própria.
Precisa de ajuda para entender melhor as possibilidade do financiamento bancário de imóvel? Conte com a ajuda da nossa equipe. Antes, visite nossos empreendimentos e conheça a qualidade dos imóveis da ACLF.