Com planejamento e atenção a alguns pontos é possível realizar o sonho de montar um closet no seu apartamento, afinal não é nada difícil e pode ser bem prático para a sua rotina.
Os seus pertences pessoais merecem ser guardados e mantidos em um lugar pensado para conservá-los e valorizá-los. Além disso, por que não levar ainda mais praticidade e sofisticação para o seu dia a dia?
Confira, nos próximos tópicos, algumas dicas para planejar e montar um closet: saiba o que levar em conta e tire esse projeto do papel!
Índice
1. Primeiro confira são as vantagens de ter um closet
2. Quais tipos de closet existem?
3. O que considerar ao escolher e organizar o espaço do closet?
Primeiro confira as vantagens de ter um closet
Investir em um closet garante diversas vantagens, tanto a médio quanto a longo prazo. Primeiro, é uma maneira de valorizar os seus itens pessoais, como roupas, acessórios e calçados, garantindo que eles estejam dispostos de uma maneira que possam ser vistos e acessados com facilidade.
Aproveite para saber como escolher o modelo ideal de luminária para cada tipo de ambiente.
Outra vantagem é a praticidade que este espaço gera em sua rotina. Com ele, fica mais fácil escolher roupas e acessórios na hora de decidir o que vestir, assim como pensar nas combinações diferentes possíveis antes de sair.
Ter um espaço próprio para reunir os seus pertences também fornece o benefício de manter livre outros cômodos.
Quais tipos de closet existem?
Os closets podem ser encontrados principalmente de duas maneiras: em um espaço fechado, que inclui os armários embutidos, por exemplo.
Ou um espaço dentro do próprio quarto, separado por uma porta de correr – os open closet, que são cômodos e espaços mais amplos reservados para guardar os pertences.
No caso do segundo modelo de closet, pode-se reservar um cômodo inteiro com móveis planejados, porém abertos, como prateleiras, estantes e cabideiros para expor roupas, acessórios e calçados.
O espaço geralmente é pensado para levar o maior conforto possível e, por isso, conta com espelhos, móveis para que a pessoa se sente e prove cada item.
O que considerar ao escolher e organizar o espaço do closet?
A organização do espaço escolhido para o closet, seja fechado ou aberto, precisa levar em consideração tanto a praticidade quanto o design e estética.
Por isso, é importante pensar no espaço necessário para que seja possível a movimentação livre no ambiente, sem que haja restrição para a circulação.
Aproveite para saber 10 dicas de decoração com plantas para o seu apartamento.
Outro ponto importante é a circulação de ar. Se for possível ter uma janela, evita-se umidade, mofo, ácaros e outros aspectos indesejáveis.
Entretanto, ter janelas e portas abertas com frequência pode fazer com que a poeira se acumule mais rapidamente em seu closet.
Apesar da circulação de ar ser um fator imprescindível, é necessário dosar a quantidade de luz que entra no ambiente.
Peças delicadas podem sofrer desbotamento e serem prejudicadas se ficarem muito expostas, o uso de cortinas ou nichos e móveis mais fechados pode ajudar a equilibrar os fatores.
Agora que você já conferiu as nossas dicas para montar o seu próprio closet, que tal conhecer os empreendimentos da ACLF? E se ficar com dúvidas ou quiser mais informações, é só chamar a nossa equipe pelo WhatsApp!