O financiamento de imóveis é uma das melhores formas de adquirir a casa própria e muitas pessoas preferem comprar o seu imóvel financiado em vez de ficarem presas ao aluguel, porque estão investindo em um bem próprio.
Vale lembrar que a casa própria também é considerado um investimento porque é comum ocorrer a valorização desses bens imóveis com o passar do tempo, além de ser um importante ativo que será parte do seu patrimônio.
Acontece que esse financiamento tem alguns detalhes, então o nosso objetivo aqui é deixar bem simplificado para você todos os requisitos necessários para o financiamento de um imóvel. Quais serão eles? Vejamos.
Índice
1. Requisitos gerais para financiar um imóvel
2. Documentos necessários para financiar imóvel
2.1 Documentos pessoais
2.2 Documentos fiscais
2.3 Documentos do imóvel
Requisitos gerais para financiar um imóvel
Alguns requisitos são básicos, então vale a pena listá-los:
- ser maior de idade;
- comprovar renda;
- não ter o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito;
- o valor das parcelas do financiamento não pode ser superior a 30% da sua renda familiar.
Documentos necessários para financiar imóvel
O financiamento de imóveis é feito com uma instituição financeira, como um banco, então é com essas instituições que você vai negociar. Para isso, você precisará reunir alguns documentos.
Documentos pessoais
- identidade: RG, CNH ou documento de órgão de classe, como OAB ou CREA, em bom estado de conservação;
- CPF: se o seu CPF já estiver constando em algum dos documentos acima, não é necessário apresentá-lo separadamente;
- comprovante de estado civil: certidão de nascimento, para os solteiros e a de casamento ou divórcio para os casados ou divorciados;
- comprovante de endereço;
- conta de luz ou telefone, por exemplo, bastando ser recente;
- Carteira de Trabalho: aproveite para juntar também cópias da folha de rosto da carteira (onde tem a sua foto), o número do PIS e de todos os contratos de trabalho.
Documentos fiscais
- Certidão negativa de débitos de tributos federais: emitida pelo site da Receita Federal;
- declaração de Imposto de Rrenda (IR): quem é isento de imposto de renda deve entregar a declaração do último período, com recibo de entrega e folha de rosto, sendo este o único documento exigido para quem é isento;
- extrato do FGT: é possível quitar parte do seu financiamento utilizando o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), então é ideal juntar o extrato original e atualizado. Esse extrato é emitido pelas agências da Caixa Econômica Federal;
- comprovante de renda: este documento é essencial porque é o que vai demonstrar à instituição financeira que você tem capacidade de quitar as parcelas do financiamento.
Documentos do imóvel
Também é necessário juntar os documentos do imóvel, como uma cópia simples do IPTU mais recente, a certidão negativa de débitos municipais (ter os IPTUs pagos) e uma cópia atualizada (30 dias) da matrícula do imóvel, que você consegue no cartório de registro de imóveis.
Leia também: 4 vantagens de comprar apartamento na planta.
Como mencionamos antes, financiar um imóvel exige certa organização, mas não se preocupe. Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, pois simplificamos tudo para você adquirir o seu. E acesse o nosso site o quanto antes para conhecer lançamentos e imóveis em fase de construção.