
As tendências de decoração para apartamentos compactos recentemente tem ganharam nova importância, já que esse tipo de imóvel tem sido mais procurado pelas pessoas, principalmente nas grandes cidades, onde o metro quadrado em áreas mais povoadas tem valor alto.
Para acertar na decoração, o melhor é investir em soluções práticas e sofisticadas, assim se aproveita cada metro com um toque de estilo. Confira algumas sugestões que separamos neste texto, combinando funcionalidade e beleza para espaços pequenos.
Índice
- Móveis com mais de uma função
- Uso inteligente de cores e espelhos para ampliar o espaço
- Divisórias e cortinas: criando ambientes sem comprometer o espaço
Móveis com mais de um função
A escolha de móveis multifuncionais é uma das principais tendências para quem mora em um apartamento compacto. Um exemplo clássico é a cama box com baú ou com gavetas embutidas, que amplia a capacidade de armazenamento.
Aproveite para conferir também alguns erros na decoração e descubra o que não funciona para decorar o apê.
Erros na decoração: descubra o que não funciona para decorar o apê
Outro exemplo são os sofás-cama, que se tornam essenciais para quem recebe visitas mas não tem um quarto de hóspedes. Mesas dobráveis e bancadas retráteis também são opções versáteis e esteticamente agradáveis para integrar a decoração. Esses móveis ajudam a manter o ambiente organizado e aproveitam melhor o espaço disponível, sem comprometer a circulação.
Uso inteligente de cores e espelhos para ampliar o espaço
Em apartamentos compactos, o uso de cores pode ser um grande aliado na hora de criar uma sensação de amplitude.
Assim, as cores claras são as mais indicadas para decorar espaços reduzidos, uma vez que refletem mais luz e contribuem para uma sensação de maior abertura. O branco, tons de bege, e variações de cinza claro são as mais comuns.
Porém, isso não significa que tons mais vibrantes não possam ser utilizados. Eles são bem-vindos como toques de destaque em almofadas, objetos decorativos e até uma parede específica para agregar personalidade ao ambiente.
Espelhos são um truque de decoração que nunca sai de moda. Posicioná-los estrategicamente em pontos como corredores, sobre a mesa de jantar ou atrás do sofá, pode ajudar a criar uma ilusão de profundidade, fazendo com que o apartamento pareça muito maior do que realmente é.
Divisórias e cortinas: criando ambientes sem comprometer o espaço
Um dos maiores desafios de decorar um apartamento compacto é criar divisões de ambientes sem perder a fluidez e a circulação.
Em vez de usar paredes que dividem de forma definitiva e acabam reduzindo ainda mais o espaço, as divisórias móveis e as cortinas se tornaram excelentes alternativas. Cortinas de tecido leve são práticas para criar um ambiente separado, como uma pequena área de escritório ou um espaço de dormir, de forma fácil e econômica.
Já as divisórias vazadas, como estantes, além de fornecerem um limite entre os ambientes, também podem ser úteis para armazenar livros e objetos decorativos. Estas opções ajudam a dar privacidade e manter a sensação de espaços distintos, sem que o apartamento pareça menor e menos iluminado.
Como vimos, decorar um apartamento compacto exige criatividade e um olhar atento ao detalhe, focando em funcionalidade e beleza. Mas o segredo está em encontrar um equilíbrio entre esses dois pontos.
Procurando o imóvel dos seus sonhos para transformar seu apartamento compacto em um espaço aconchegante e moderno? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp para conhecer as melhores condições de negociação do seu apê, basta acessar o site para conhecer nossos lançamentos.