
Para descobrir qual seria o melhor bairro para comprar um imóvel novo é preciso considerar fatores como a qualidade de vida que o local pode proporcionar e a valorização que o apartamento pode adquirir.
Além de tudo, sabemos que se trata de uma decisão complexa, mas que precisa ser mais aprofundada em vez de apenas considerar aparência superficial da região ou uma “primeira impressão” positiva.
Então, analise fatores práticos e emocionais, pensando também no estilo de vida que se pensa em levar, necessidades cotidiana e planos para o futuro. Veja alguns pontos a seguir para ajudar nessa escolha.
Índice
- Localização e acesso
- Segurança, mas também tranquilidade
- Infraestrutura e serviços disponíveis no entorno
Localização e acesso
A localização do bairro influencia diretamente no seu cotidiano, facilitando ou dificultando suas atividades diárias.
Por isso, ao escolher um bairro para comprar um apê ou investir em um imóvel, leve em conta a proximidade de pontos importantes como o trabalho, escolas, supermercados e outras facilidades.
Áreas verdes hoje em dia são muito importantes também. Por isso, a proximidade com algum parque ou áreas verdes de acesso público pode fazer toda a diferença na qualidade de vida e bem estar.
Aproveite para entender a relação entre áreas verdes e qualidade de vida em bairros ou condomínios.
Entenda a relação entre áreas verdes e qualidade de vida em bairros ou condomínios
Outro ponto é verificar se a região é bem servida por transporte público, principalmente se você não usa carro diariamente. Além de analisar também os caminhos de acesso ao bairro, se existem vias expressas, ruas alternativas ou caminhos que ajudem a reduzir o tempo de deslocamento, tornando a vida mais prática.
É importante pensar em possíveis mudanças futuras. Por exemplo, se você planeja ter filhos, morar próximo a boas escolas ou áreas verdes pode ser um diferencial. Analisar a mobilidade urbana do bairro pode transformar sua rotina para melhor.
Segurança, mas também tranquilidade
Segurança sempre foi e sempre será um fator determinante na escolha. Para não errar, busque informações sobre as taxas de criminalidade da região, faça isso conversando com vizinhos ou comerciantes locais.
Visitar o bairro em diferentes horários do dia e da noite também é uma boa prática para entender a realidade do local. Observe se há policiamento constante, iluminação nas ruas e sistemas de vigilância, pois tudo isso influencia a sensação de segurança.
Nesse sentido, vale a pena descobrir se o bairro é movimentado ou tranquilo. Como se sabe, a depender do dia da semana e do horário em que se visitou, o bairro pode ter passado um impressão diferente do movimento que geralmente possui na maior parte do tempo.
Infraestrutura e serviços disponíveis no entorno
A infraestrutura do bairro é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Antes de se mudar, observe se a região oferece serviços essenciais como hospitais, escolas, farmácias, supermercados, academias e opções de lazer.
Isso porque manter-se próximo de locais vai fazer você economizar tempo e ter uma rotina mais prática. A disponibilidade de áreas verdes, praças e parques fará ainda mais diferença para quem ter famílias com crianças ou pessoas que gostam de praticar atividades ao ar livre.
Outro ponto relevante é verificar a oferta de serviços básicos, como coleta de lixo eficiente, qualidade da água e eletricidade. Não se esqueça também de considerar a conexão com a internet e cobertura de telefonia, pois são essenciais nos dias de hoje.
Lembre-se que cada um dos pontos que vimos acima tem potencial para impactar diretamente na sua qualidade de vida e no bem-estar da sua família.
Agora que você sabe mais sobre como analisar qual o melhor bairro para comprar um imóvel, acesse nosso site para ver os empreendimentos disponíveis. Se quiser mais informações, clique no botão de WhatsApp para falar diretamente com a nossa equipe.