Alguns termos do mercado imobiliário confundem, pois existem jargões técnicos que dão ideia de que a burocracia para a compra de um imóvel seja maior do que realmente é.
Então, hoje vamos facilitar a compreensão de alguns dos principais termos, que são expressões antes restritas às imobiliárias, construtoras e empresas de construção civil.
O fato é que as palavras ganharam mais espaço por meio da internet e chegaram diretamente aos clientes que muitas vezes não entendem este vocabulário.
Jornais, websites, televisões, rádios e redes sociais compartilham informações em que tais palavras circulam livremente e, sem a devida interpretação, não fazem sentido para o público que não está por dentro do segmento de imóveis.
E você? Conhece os jargões utilizados pelo mercado mobiliário? Então, confira o glossário que preparamos e saiba um pouco mais.
Alvará
Documento que concede autorização jurídica para que uma construção ou reforma seja iniciada. O alvará é emitido pela prefeitura em que determinado projeto está sediado.
A permissão é concedida levando em consideração normas de segurança, impacto ambiental e a utilização de produtos químicos.
Amortização
Dentre os termos do mercado imobiliário é um dos que gera interesse do público consumidor, compradores de imóveis.
Isso porque é um termo comum no processo de aquisição para compreender o valor total negociado.
Então, saiba que a amortização é a fase em que as parcelas pagas estão sendo utilizadas para abater o valor delas do salto total da dívida e, ainda, sem o acréscimo de juros.
Averbação
É um procedimento feito junto ao Cartório de Registro de Imóveis para expor mudanças estruturais efetuadas na construção. A averbação é um documento oficial em que constam todas as modificações no imóvel em sua existência.
Caução
Palavra utilizada quando um imóvel é alugado. Consiste em fornecer uma garantia de que as obrigações financeiras a cumprir.
Portanto, o caução ocorre quando o inquilino transfere um valor ao proprietário antes de começar a pagar o aluguel. Se ele perder o emprego e ficar sem renda, pode utilizar o valor do caução para pagar uma ou mais parcelas do aluguel até se reestabelecer.
Fiador
Palavra conhecida, porém, poucas pessoas de fato conhecem seu significado. O fiador é alguém que assume as obrigações do contrato de outra pessoa quando esta deixar de cumprir os termos do acordo. Quando o titular não consegue pagar o aluguel, o fiador vira o responsável por fazer os pagamentos.
Usucapião
Acontece quando uma pessoa adquire a posse de um imóvel por meio do tempo de moradia.
Portanto, caso alguém more durante um longo período numa casa ou apartamento, tempo em que investiu dinheiro em melhorias a ali construiu sua vida, a justiça lhe concede o direito de ser o proprietário legal deste imóvel.
Hipoteca
Este jargão do mercado imobiliário se refere ao fato de alguém disponibilizar seu imóvel como garantia de que vai pagar sua dívida.
Nesse caso, se não se quitar o valor, o credor (geralmente uma instituição financeira) tem autorização para executar a hipoteca e tomar o imóvel para conseguir abater o valor em aberto.
Acesse o nosso site para mais informações e conheça nossos empreendimentos. Lembre-se que pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp e tirar dúvidas.