É comum acumular umidade em alguns locais do apartamento sem que se perceba, por isso o melhor é agir antecipadamente para evitar mofo em armário e guarda-roupa, que são os espaços nos quais ocorre com mais frequência.
Isso porque mofo é um tipo de fungo e pode trazer verdadeiros incômodos à saúde. Inclusive, com chance de afetar pessoas alérgicas ou dificultar a respiração. Além de agravar algumas doenças como bronquite, asma, rinite e sinusite, por exemplo.
Dito isso, é preciso saber como combater esse incômodo. O caminho é fazer a verificação de objetos, paredes, eletrodomésticos, cortinas, mobílias e roupas. Isso vai melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas do apê.
Abaixo, listamos algumas dicas para se livrar, evitar e acabar vez com o incômodo.
Índice
1. Deixar os lugares ventilados e bem iluminados
2. Abrir espaços para o ar circular
3. Limpar as áreas afetadas de modo constante
4. Utilizar produtos específicos
5. Fazer manutenção das instalações da casa
6. Imóveis de qualidade para o bem-estar dos moradores
Deixar os lugares ventilados e bem iluminados
Antes de tudo, vale ressaltar a importância de manter todos os ambientes bem arejados, principalmente aqueles que não contam com a luz solar e apresentam maiores possibilidades de umidade.
Em casos de móveis, como guarda-roupas, por exemplo, uma dica infalível é deixá-lo com as portas abertas com frequência, bem como evitar guardar roupas usadas, com resquícios de suor.
Abrir espaços para o ar circular
Para melhorar ainda mais a ventilação dos locais e evitar o surgimento do mofo, afastar os móveis das paredes também pode ser bastante efetivo, conforme o grau de umidade.
Isso porque a presença de umidade tende a aumentar em épocas mais chuvosas.
Limpar as áreas afetadas
Manter as áreas de maior umidade secas e limpas é uma das formas efetivas de evitar o mofo. E diante do seu surgimento, é preciso limpar os focos assim que surgirem, evitando assim que se acumulem, atinjam uma área maior e, em consequência, darem mais trabalho para limpar.
Inclusive, para evitar mofo em armário e guarda-roupa você pode tentar borrifar uma solução de água com vinagre e esperar secar até usar o compartimento novamente.
Utilizar produtos específicos
A limpeza do mofo, seja ele pouco ou não, ou a desumidificação da umidade do ar devem sempre ser realizadas com produtos específicos.
Isso evita danos à superfície na qual esteja sendo aplicado, além de outros efeitos adversos. No mercado, há inúmeros produtos próprios para o combate do mofo. Mas antes de comprar, leia atentamente instruções.
Aproveite para como pode ser útil ter uma área de serviço funcional.
Fazer manutenção das instalações da casa
Além da umidade natural, a causa do surgimento do mofo pode também estar relacionada a algum tipo de vazamento. Por esta razão, é preciso estar atendo a qualquer tipo de problema com as tubulações.
Imóveis de qualidade para o bem-estar dos moradores
Considerando que a nossa casa é um importante lugar, visto que passando grande parte de nossa vida nela, é preciso que a estrutura do local seja de qualidade.
Nesse contexto, você vale a pena comprar imóveis com uma construtora que preza pela qualidade como a ACLF Empreendimentos, que atua no mercado imobiliário de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Paulista.
E se você achou útil as dicas para evitar mofo em armário e guarda-roupa, saiba que pode encontrar artigos de temas semelhantes e diversos em nosso blog.
Já se procura um apartamento para realizar o sonho de ter seu primeiro imóvel, conte com uma construtora que faz entregas antecipadas e possui certificações: conheça empreendimentos da ACLF! E pode entrar em contato pelo WhatsApp se tiver dúvidas.