Quando você quer sair do aluguel precisa pensar bem na escolha do seu primeiro imóvel. Afinal, acertar na compra significa usufruir de um bem de maneira tranquila por muitos anos. Daí a necessidade de pensar um pouco sobre esse assunto, traçar uma sequência de ações, um planejamento.
Isso quer dizer pensar não apenas em questões de pagamento do imóvel, como também sobre as suas características.
Assim, você consegue ter uma dimensão melhor do que deseja e dos próximos passos para que tudo se torne realidade. Aproveite as dicas e trace seu plano!
Índice
1. Defina o tipo e valor do imóvel
2. Escolha uma boa localização
4. Pense sobre suas finanças após a aquisição
5. Opte por uma construtora que tenha tempo no mercado
Defina o tipo e valor do imóvel
Temos opções como casa ou apartamento, a depender de várias questões. Sabemos que muitos apartamentos de pequeno porte representam um investimento de custo baixo. O que possibilidade maior facilidade de compra. Por outro lado, há que prefira uma casa.
De qualquer forma, é importante que você pense, sozinho ou com sua família, qual a melhor alternativa no momento. Essa decisão vai fazer toda a diferença nos passos seguintes.
Escolha uma boa localização
A localização de um imóvel é muito importante, é uma das suas características mais marcantes. O local pode fazer diferença na sua rotina, no valor final e no quanto ele vai valorizar no futuro. São pontos muito importantes e que devem fazer parte da sua decisão.
Por isso, analise muito bem o bairro onde o imóvel está, se é preciso procurar algo perto do seu trabalho. Também veja a distância entre pontos importantes, como supermercados, padarias, hospitais, escolas, e quaisquer outros espaços que sejam importantes para você.
Prepare-se financeiramente
A maioria das pessoas opta pelo financiamento para adquirir o primeiro imóvel. É uma modalidade de empréstimo que facilita a compra, mas para a qual também precisamos de preparação. Afinal, a maioria dos casos exige cerca de 20% do valor de entrada.
Saiba também como fazer uma simulação de financiamento de imóveis.
Além disso, há um cálculo com base na sua renda atual para que haja aprovação para o empréstimo. Daí a importância de se planejar também no campo financeiro. Você precisa arcar com alguns pagamentos na elaboração do contrato, como despesas de cartórios e outros detalhes, deve estar atento a isso tudo.
Pense sobre suas finanças após a aquisição
Depois de aprovação da forma de pagamento, do fechamento do contrato, você terá uma dívida. O processo agora é outro, ou seja, você deve se dedicar na organização financeira, a fim de manter todos os pagamentos em dia do seu novo imóvel.
Uma ótima opção é procurar construtoras que estejam produzindo o empreendimento, para você comprar na planta. Isso faz com que haja opções de negociação. Entrada parcelada ou com ajuda do FGTS, entre outras facilidades podem ser encontradas.
Opte por uma construtora que tenha tempo no mercado
Muitas pessoas possuem receio em relação à escolha do imóvel por conta de dores de cabeça no futuro. Sabemos que escolher o imóvel perfeito não é garantia de que tudo sairá tudo bem após o fechamento do contrato. Mas há formas de evitar problemas.
Por isso vá em busca de construtoras com história, tempo de mercado e experiência. Você terá menos chances de ter problemas, porque consegue analisar o desempenho em projetos anteriores.
Aproveite essas dicas para acertar na compra do seu primeiro imóvel. Sabemos que é uma decisão muito importante e você precisa de apoiar em informação para que suas decisões sejam as melhores.
Se tem dúvidas, acesse o nosso site, conheça os imóveis em lançamento e os empreendimentos já em construção, ou entre diretamente em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp.