Tendência em moradia, as Smart Houses são assuntos do momento. Antes de ler, confira os tópicos que encontrará ao longo do texto.
Índice
2. Como implementar o conceito de Smart House
3. Benefícios do conceito de Smart House
3.1 Ter um lar moderno
3.2 Economia e praticidade
3.3 Segurança
O que é uma Smart House
Alguma vez, em sua casa, você já esteve usando seu smartphone, e então ligou o bluetooth do aparelho, conectou-o à televisão e aí pediu para sua assistente virtual abaixar o volume?
Independente da sua resposta, esse é um exemplo bem preliminar do que é uma Smart House. O conceito de casa inteligente, também conhecido como “domótica”, vem ganhando destaque.
Trata-se de um ambiente residencial que ofereça soluções que integram e automatizam, por exemplo, tecnologia e eletricidade.
Dessa maneira, o gerenciamento remoto torna-se possível. Exemplo: uma casa cuja geladeira, televisão e lâmpadas podem ser controladas pelo celular.
Sobre o termo “domótica”, vale pontuar que o radical “domo” deriva do latim domus e refere-se à casa; sufixo “ótica”, vem da abreviação de robótica. E a junção das duas partes cria um termo que se resume em casa inteligente.
Como implementar o conceito de Smart House
Já existem empresas no mercado especializadas em oferecer projetos para automatizar a sua residência.
Outra possibilidade é implementar aos poucos, acionando uma automatização após outra, por meio de funções do seu smartphone ou de outro dispositivo, utilizando apps específicos.
Nesse sentido, alguns produtos que merecem destaque são:
- O Google Home;
- A Echo, da Amazon;
- E o Homepod, da Apple.
Todos dispositivos com funcionalidades para aumentar a conectividade da sua casa. De qualquer maneira, damos ainda alguns outros exemplos de produtos que deixarão ela mais inteligente, como o adaptador de tomada wi-fi, o interruptor e a lâmpada inteligentes.
Que não são os mesmos produtos, mas possuem características em comum. Todos eles podem ser gerenciados por um dispositivo móvel (celular, tablet, computador). Suas funções podem ser reguladas (intensidade da luz). Horários programados. Ligados e desligados, remotamente.
Além de tecnologia, também gosta de deixar o seu apê mais bonito? Confira também tendências em objetos de decoração para você se inspirar.
Benefícios do conceito de Smart House
Nos dias de hoje o tema “casa inteligente” desperta o interesse de grande parte das pessoas, até mesmo porque quase todas já utilizam celulares com diversas funções e estão familiarizadas com as possibilidades tecnológicas.
Porém, se ainda não for o caso, veja a seguir outros benefícios da aplicação desse conceito.
Ter um lar moderno
As possibilidades de controle tecnológico do lar trazem um ar de elegância e sofisticação. Isso pode trazer um glamour a mais para as reuniões com amigos e para os encontros familiares.
Economia e praticidade
Manter as lâmpadas desligadas ajuda a economizar, não ajuda? Da mesma forma, tecnologia é uma coisa cara, certo? Cujo valor só decresce com o tempo.
No entanto, independentemente da redução do custo de implementação, você vai ganhar tempo. Isso porque vai poder, por exemplo, programar os horários de uso da iluminação.
Outra possibilidade é o controle da máquina de café, fazendo com que sua xícara seja preparada anteriormente e esteja pronta no momento em que você se sentar à mesa.
Segurança
Sistemas de monitoramento de vídeo também podem ser controlados por dispositivos móveis. Acessar a comunicação por voz em um determinado ambiente, escolher a imagem de qual câmera visualizar etc. Tudo isso entrega novas possibilidades em termos de segurança.
Agora que você conheceu melhor os detalhes desse conceito, que tal dar mais um passo em direção ao seu imóvel próprio? Acesse o nosso site e conheça nossos imóveis em construção ou nossos lançamentos. E entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber as condições especiais de negociação.