Na cultura brasileira, a cozinha é o centro de convívio das famílias e dos amigos, e não apenas um local para preparar ou consumir as refeições. Nesse sentido, pensar nos revestimentos para cozinha ideias valem a pena, para escolher do seu jeito e deixar seu lar mais confortável, dentro das suas possibilidades.
O revestimento é o que dá o acabamento para cozinha, de modo que mesmo com uma arquitetura impecável, o resultado pode ser um desastre se você não prestar a devida atenção a essa parte da obra.
No entanto, precisamos ter em mente que a cozinha é um local de trabalho, onde executamos uma série de tarefas com objetos cortantes, produtos que podem manchar e outros desafios. Assim, o revestimento deve ser prático e funcional.
Com isso em mente, vamos explicar o que você precisa saber sobre revestimentos para cozinha para escolher o melhor.
Índice
1. Quais os tipos de revestimento para cozinha?
2. Como escolher o revestimento ideal?
3. Onde aplicar o revestimento?
Quais os tipos de revestimento para cozinha?
Existem inúmeros revestimentos para cozinha que dão um acabamento incrível. No entanto, não existe um perfeito que funciona para todos os casos. Depende do gosto pessoal e dos hábitos dos moradores.
Os mais comuns são os tradicionais azulejos, que são resistentes, fáceis de limpar, leves e com um bom custo-benefício.
As pastilhas ou tijolinhos, grande parte das vezes, são fabricados do mesmo material, porém conferem um toque mais rústico e exigem um trabalho mais detalhado e com maior delicadeza.
Outra alternativa que está ganhando destaque é a madeira nas cozinhas. Os tons naturais promovem conforto e aconchego, porém, é preciso tomar muito mais cuidado com a sua manutenção.
Aproveite para ler também sobre Piso para cozinha: qual o melhor e como escolher o seu?
Como escolher o revestimento ideal?
O primeiro ponto a ser considerado são os hábitos da família. Se na sua casa as refeições são momentos importantes de encontro, significa que haverá maior movimentação nessa área, então o revestimento deve ser mais resistente e fácil de limpar.
Caso estejamos falando de uma casa onde todos almoçam fora, ou até mesmo uma cozinha de apoio em uma área de lazer, pode ser um material menos resistente, com um aspecto mais descontraído e que traz conforto, como a madeira ou até mesmo um papel de parede específico para áreas úmidas.
Outro ponto é o seu gosto pessoal. Invariavelmente é uma área na qual você passará uma boa parte do seu dia, então é importante que seja agradável.
Com isso, basta encontrar o seu equilíbrio. Conforto ou praticidade é mais importante? Posso investir mais ou o dinheiro está contado?
Considere também o peso da escolha em seu orçamento. Se o revestimento estiver acima do limite, isso pode comprometer a conclusão da sua obra.
Onde aplicar o revestimento?
O revestimento pode ser aplicado em toda a cozinha, porém há áreas de maior atenção. Próximo da pia e do fogão é fundamental ser um material de alta durabilidade e fácil manutenção, uma vez que está exposto diretamente à água e gordura.
Existem arquitetos que deixam de colocar atrás dos móveis, principalmente quando a cozinha é planejada. Afinal, é uma área que nunca ficará exposta, portanto, pode-se abrir mão para reduzir o custo.
Porém, é preciso ter em mente que a necessidade varia caso a caso, valendo a pena sempre consultar um especialista na área para ter uma opinião profissional.
E já que o assunto é decoração ou reforma, por que não pensar nessas mudanças em um apartamento novo? Conheça os empreendimentos da ACLF e consulte nossa equipe de consultores pelo WhatsApp para tirar qualquer dúvida.