O síndico de condomínio em geral é escolhido a partir de votação em assembleia, pois se trata de uma função muito importante para esse formato de moradia. Isso porque um síndico basicamente fica responsável por desenvolver uma série de operações de gestão do local, com o objetivo de garantir o bem-estar dos condôminos.
Aproveite para entender melhor quais são as funções de um síndico e o que ele pode ou não pode fazer. Isso é informação útil até mesmo para a boa convivência no condomínio.
Índice
1. O que é um síndico?
2. Quem pode ser síndico?
3. A diferença entre síndico profissional e síndico morador
4. Qual a principal função de um síndico?
5. O que faz um síndico?
6. O que um síndico não pode fazer?
7. Qual o salário médio de um síndico?
O que é um síndico?
Trata-se do representante legal do condomínio, o que significa que em qualquer caso (judicial ou outro), ele é o representante dos interesses dos residentes. Ele deve cuidar do condomínio e garantir o bem-estar de todos os proprietários das unidades habitacionais.
Basicamente, o síndico funciona como uma espécie de prefeito, cuja competência se limita ao condomínio.
Aproveite para saber mais sobre condomínios modernos: como o design pode impactar o bem-estar do morador.
Quem pode ser síndico?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode desempenhar a função de síndico de um condomínio. Assim, proprietários de imóveis, locatários e até mesmo empresas especializadas nessa área podem desempenhar tal função.
No entanto, o estatuto do condomínio pode estabelecer quem pode ou não ser síndico, limitando assim essa atuação.
A diferença entre síndico profissional e síndico morador
Basicamente, a diferença entre síndico profissional e síndico morador é que o primeiro possui formação profissional para desempenhar essa função, de maneira que assim ele passa a saber o que está fazendo e sabe como fazer. Normalmente, são empresas que se especializam na área.
Por outro, síndico morador é o morador que exerce a função de síndico, mas que não conta com formação técnica para desenvolver essa operação.
Qual a principal função de um síndico?
Basicamente, a principal função de um síndico é garantir o bem-estar dos moradores do condomínio, fazendo o que for correto e necessário para que isso seja alcançado, como manter a segurança do local e a limpeza, por exemplo.
O que faz um síndico?
Em linhas gerais, é responsabilidade do síndico gerir o condomínio, fazendo cumprir o regimento interno, bem como qualquer outro ato normativo emitido pela direção em conjunto com os demais moradores.
Por exemplo, é sua competência: representar legalmente o condomínio, evitar inadimplência, cuidar da segurança dos moradores, manter a limpeza do local, contratar e demitir funcionários, manter as contas em dia etc.
O que um síndico não pode fazer?
Em se tratando desse tema, praticamente podemos encontrar o que um síndico não pode fazer no regimento interno do condomínio.
No entanto, de uma forma geral, o síndico não pode, por exemplo, aumentar por conta própria a cota do condomínio, ingressar sem autorização nos imóveis ou tomar decisões que excedam os gastos do condomínio.
Qual o salário médio de um síndico?
O salário médio de um síndico profissional gira em torno de R$ 3 mil, mas isso depende muito de cada condomínio e do que for decidido em assembleia pelos moradores. Se a pessoa na função tiver experiência profissional, o valor pode ser maior.
Gostou de entender um pouco mais sobre essa função administrativa em um condomínio? Então, acesse o nosso blog e veja mais informações como esta! E se está pensando em se mudar para um condomínio, acesse nosso site e conheça nossos empreendimentos. Você também pode acompanhar nossas publicações no perfil @aclfempreendimentos.