Saber formas de deixar o apartamento mais seguro para idosos é essencial para quem convive com alguém da chamada “terceira idade”. Os mais velhos têm vida ativa, porém é preciso dar a eles um ambiente mais seguro para que não se machuquem.
Às vezes, um cuidado especial com a superfície de um móvel, pode ser o suficiente para salvar a vida de um idoso. Por isso, é preciso ter atenção com alguns passos básicos para garantir mais segurança e não expor a pessoa idosa a riscos.
Veja a seguir o que é possível fazer e que pode funcionar.
Índice
1. Nivele o piso e escolha opções antiderrapantes
2. Banheiro adaptado é o básico a ser feito
3. Atenção especial com pontas e fios
1. Nivele o piso e escolha opções antiderrapantes
Para deixar o apartamento mais seguro para idosos, é necessário ter um piso bem nivelado, para evitar tropeços. As quedas, para pessoas mais velhas, são muito mais perigosas do que costumam ser para quem ainda não atingiu a mesma faixa-etária.
Conheça também 6 dicas para cuidar da sua saúde mental praticando no seu apartamento.
Além de contar com piso nivelado, também é recomendado que seja colocado algum tipo de piso que não derrape. Isso vai fazer com que os deslizes sejam menos comuns, o que diminui o risco de alguém cair e acabar tendo alguma lesão mais séria.
Em todo caso, também devem-se evitar as escadas ao máximo, pois quase sempre são perigosas para idosos. Por isso, o melhor é uma casa inteira no mesmo andar e o mais adequada possível para uma pessoa mais velha.
2. Banheiro adaptado é o básico a ser feito
Além do piso, o banheiro é outro ponto para ficar atento se você está querendo ter mais segurança. Por ser um lugar que fica molhado, é mais comum que quedas aconteçam nesse espaço, e por isso, é necessário fazer adaptações neste cômodo.
Como uma queda no banheiro pode ser perigosa, tendo em vista o tamanho do lugar, algumas mudanças são necessárias. Adicionar tapetes de borracha, por exemplo, é uma boa maneira de diminuir as chances de um possível deslize.
Além disso, elevar o nível do vaso, para que não seja necessário dobrar muito as pernas, também é bastante positivo. Isso, somado às barras de apoio nas laterais, vai te ajudar a conseguir trazer mais segurança para o idoso que usar aquele espaço.
3. Atenção especial com pontas e fios
Outro passo para deixar o apartamento mais seguro para idosos é ter cuidado especial com as pontas dos móveis. Caso não sejam arredondadas, coloque proteções que tornem o impacto menos doloroso.
Além disso, recomenda-se que todos os fios presentes em sua casa estejam presos à parede. Qualquer objeto do tipo, que esteja no chão, pode ser o início de um tropeço, que pode acabar gerando uma lesão muito mais séria do que você imagina.
Enfim, são muitos os cuidados que um idoso precisa e para garantir o melhor é preciso fazer mudanças. Toda precaução é vale a pena para reduzir riscos e evitar situações que comprometam a saúde da pessoa idosa.
Agora que você sabe um pouco mais sobre as precauções que podem proteger os idosos em casa, conheça os as unidades dos Empreendimentos da ACLF. São apartamentos com boa divisão de ambientes, acabamento excelente, gás encanado e em meio a estruturas de lazer fantásticas.
Acesse o nosso site e conheça nossos condomínios. Se tiver dúvidas, consulte a nossa equipe pelo WhatsApp. Você também pode acompanhar as publicações no perfil @aclfempreendimentos.