Atualmente, quando adquirimos um apartamento na planta ou uma casa recém-construída, há uma grande possibilidade de encontrar a sala e cozinha integradas, por essa ser uma distribuição super contemporânea. Mas, o que são os ambientes integrados?
Essa técnica de unir dois ambientes tem sido muito utilizada em projetos atuais, e consiste basicamente em um grande ambiente sem paredes ou divisórias. O que traz conforto, praticidade, otimização do espaço e uma circulação fluida.
Ganhar mais espaço em apartamentos pequenos e otimizados têm sido algo muito buscado ultimamente, em razão de novos estilos de vida que as pessoas escolhem ou precisam praticar.
A sala integrada com a cozinha é o tipo de ambiente mais encontrado nas habitações de quem quer ou precisa fazer essa escolha.
Porém ambientes reduzidos não precisam significar desconforto. Por isso, confira as sugestões que trouxemos para otimizar espaços de forma a proporcionar sensação de amplitude e conforto.
Índice
1. Utilize as paredes a seu favor
3. Itens multiuso são bem-vindos
Utilize as paredes a seu favor
Sabemos que nesse tipo de ambiente, não temos paredes como divisória, mas é possível aproveitar espaços verticais como aliados na decoração, com o intuito de criar um ambiente funcional.
Não utilize paredes apenas para pendurar quadros. Já pensou em usar ganchos para pendurar as bolsas ou vasos de plantas? E que tal pequenas prateleiras para guardar os livros?
Espelhos, sejam eles grandes em uma parede ou pequeno em um canto de pouca circulação, trazem a sensação de um ambiente maior, vale a pena apostar.
Aproveite para saber mais sobre organizar espaços pequenos no seu apê.
Isso porque verticalizar a decoração faz com que as paredes sejam parte do ambiente.
Uma dica é fazer um jardim vertical em uma das paredes da sala. Escolha plantas que ornem com a decoração do local e fique harmonioso – o que nos leva a próxima sugestão.
É preciso ter harmonia
Espaços integrados se tornam um mesmo espaço, e não faz muito sentido terem decorações totalmente discrepantes uma da outra. Sendo assim, opte por uma decoração harmoniosa, seja no estilo ou nas cores.
Uma boa sugestão é utilizar cores claras e neutras, que ajudam na iluminação do ambiente, trazendo a ideia de profundidade. Também é interessante a escolha de uma cor um pouco mais escura em uma das paredes para criar contraste.
A escolha dos armários e móveis do local também influencia muito nesse aspecto harmonioso. Opte por móveis de cores iguais ou que conversem entre si na decoração. Uma sugestão são os planejados. É uma forma de reforçar a ideia de ambiente unificado.
Aliás, veja dicas para planejar e montar um closet no seu apê.
Itens multiuso são bem-vindos
Móveis grandes não combinam com ambientes integrados. O mais interessante é optar pelos multiuso.
Na cozinha, opte pela utilização de uma mesa pequena que pode ser dobrável, ou ainda uma bancada para dividir os ambientes, que pode ser utilizada também como mesa, tornando o ambiente ainda mais funcional.
Já na sala, é interessante a utilização de um baú, por exemplo, desde que harmônico com o local. Porque, além de fazer parte da decoração, permite armazenar livros e outros objetos de uso do dia a dia.
Um sofá-cama também se torna uma boa opção para pessoas que pretendem receber visitas. É prático e super funcional.
Agora que você já aprendeu a otimizar o espaço em um ambiente integrado para atender às suas necessidades, que tal adquirir o seu apartamento para colocar essas dicas em prática?
Então, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp ou pelo site para conhecer as melhores condições de negociação dos empreendimentos disponíveis, seja em fase de construção ou lançamentos.