Saber o que está incluído o valor do condomínio ajuda o condômino a entender o que está pagando. Os números não são fixos em situação alguma, ou seja, é preciso conhecer o que compõe essa fatura mensal em cada caso.
Mas é claro que a cobrança de alguns serviços interfere no preço total, como a manutenção de uma piscina, por exemplo.
No entanto, cada condomínio tem suas próprias despesas, sendo assim se possui piscinas salinizadas, sauna, vagas de garagem cobertas com placas solares, ou serviço de ronda de segurança, tudo isso vai afetar a taxa condominial.
Para entender como esse preço é definido, confira as informações abaixo.
Índice
1. Quais são os custos de um condomínio?
2. O pagamento da taxa é obrigatório?
3. Como esse valor é definido?
Quais são os custos de um condomínio?
Vale a pena conhecer primeiro a composição da taxa mensal, pois assim você tem uma dimensão das despesas do condomínio e dos motivos para pagar a taxa.
De fato, todo condomínio conta com uma série de despesas todos os meses, cujo pagamento decorre da taxa mensal. Com isso, todos têm maior conforto, pois o local consegue funcionar da maneira para a qual foi projetada.
Em todo caso, a taxa de condomínio é composta das seguintes cobranças:
- gastos com salários de funcionários, além do síndico do local;
- pagamento de despesas básicas, como tributos, água, luz, entre outros;
- fundo de reservas;
- compra de materiais para a manutenção do condomínio, como produtos de limpeza;
- pagamento das empresas terceirizadas que atuam no condomínio.
O pagamento da taxa é obrigatório?
Para os que ainda não sabem disso, fique ciente de que o pagamento da taxa de condomínio é obrigatório. Por isso, mesmo que você não concorde com os valores, é necessário arcar com as parcelas, para evitar consequências pesadas.
Aproveite para conhecer as funções de síndico de condomínio e o que ele pode ou não fazer.
Caso o pagamento não seja feito, pode ser que a pessoa seja negativada, e até mesmo acionada judicialmente. Em casos mais severos, pode ser que o condômino até mesmo perca o apartamento, tendo um prejuízo gigantesco dessa forma.
Como esse valor é definido?
Enfim, vamos falar sobre o que define o valor do condomínio, com alguns pontos essenciais precisando ser contemplados. De maneira geral, podemos dizer que o preço a ser pago pelos condôminos é determinado pelos seguintes aspectos:
- é preciso somar todas as despesas do condomínio, como pagamento de salários, contas de água e energia, IPTU, entre diversos outros;
- após isso, faça uma projeção do quanto será necessário gastar para manter tudo isso dentro de um período de 12 meses, considerando os aumentos da inflação;
- além disso, também considere as obras que podem ser feitas, além de outras despesas extraordinárias;
- depois, basta dividir o valor total pelo número de apartamentos presentes dentro do condomínio;
- saiba que o valor da taxa de condomínio deve ser sempre debatido em assembleia, não podem ocorrer alterações arbitrárias. Em vez disso, planejamento e antecipação.
No mais, esteja sempre atento para evitar que a inadimplência acabe atrapalhando no orçamento do condomínio. É importante garantir meios que façam com que isso não prejudique o bem-estar de todos, aumentando as suas despesas.
Agora que você entende melhor o que define o valor do condomínio, saiba que pode acessar outras informações como essa em nosso blog.
E se procura o seu apê, acesse nosso site e conheça a estrutura dos condomínios feitos pela ACLF Empreendimentos. Acompanhe também as publicações no perfil @aclfempreendimentos.