O melhor é que o lar sejam um lugar de paz, tranquilidade e aconchego, onde nos sentimos bem. E isso pode nos ajudar a cuidar da saúde mental, independente do tipo de moradia que se tenha.
Isso porque algumas atividades simples podem favorecer muito o bem estar e serem praticadas dentro do seu apê. Então, vamos apontar exemplos delas aqui e encorajar você a colocá-las na rotina o quanto antes. Veja só.
Índice
3. Exercícios
4. Leitura
5. Decoração
6. Consulte sempre um especialista
Cultive plantas
Ter a sua própria horta ou jardim pode te ajudar a reduzir os níveis de estresse na rotina, isso porque o cultivo das plantas ajuda a manter o foco em outros assuntos, trazendo maior tranquilidade para o dia a dia.
Além disso, algumas plantas possuem benefícios para melhorar o sono, absorvendo gases tóxicos e controlando a umidade no ambiente. Isso sem contar que a decoração com plantas pode deixar o seu apartamento mais bonito e confortável.
Aromatizantes
Os aromatizantes estão associados aos benefícios da aromaterapia. Essa técnica utiliza óleos e essências para criar um ambiente mais calmo ou mais energizante, de acordo com a necessidade de cada um.
Aproveite para conhecer 6 marcas de aromatizantes para deixar a casa mais cheirosa.
Você pode espalhar aromatizantes pela casa com cheirinhos específicos como a lavanda, que traz tranquilidade, ou o alecrim, que auxilia no cansaço mental e até na falta de memória.
Exercícios
Os exercícios físicos não servem apenas para conquistas a forma física desejada. Eles são essenciais para manter os níveis de estresse baixos e melhorar a capacidade cognitiva.
Isso porque os exercícios liberam endorfina, um hormônio associado à sensação de bem estar. Inclusive, é possível morar em um apartamento e ainda assim praticar atividade física: que tal tentar yoga na sala?
Leitura
O hábito de ler promove estímulos ao cérebro através da imaginação e aprendizagem. Assim conseguimos liberar emoções e lidar com pensamentos através das novas conexões que fazemos durante uma leitura.
Pode ser que pessoas com um temperamento mais ativo e agitado tenha dificuldade de fazer a pausa para a leitura, mas nesses casos o melhor e alternar o período de leitura com outras tarefas que exijam mais energia.
Decoração
Sim, até as cores do ambiente podem influenciar na sua saúde mental. As cores têm o poder de acalmar, como os tons leves, que são associados à natureza e paz ao ambiente.
Um exemplo é o tom de azul, que através de estudos da psicologia das cores, ajuda a garantir uma melhor noite de sono.
Saiba também como escolher a pintura das paredes de acordo com o cômodo.
Consulte sempre um especialista
Todas essas dicas podem, de fato, te auxiliar a garantir uma melhor saúde mental. Mas é muito importante buscar acompanhamento especializado de psicólogos ou psiquiatras para lidar com essas questões.
Existem situações em que pode ser necessário acompanhamento farmacológico e, nesse quesito, apenas um profissional com formação adequada poderá avaliar.
Nesse caso, é possível encontrar atendimentos de custo acessível em clínicas comuns, ou mesmo em centros de psicologia de universidades. Entre em contato com a instituição mais próxima da sua casa.
Bônus
Se você precisa de ajuda imediata, conheça o Disque Prevenção ao Suicídio, disponível 24h por meio do número 188, com apoio emocional gratuito.
Gostou de conhecer essas sugestões para melhorar seu bem estar dentro do apê? Então, escolha com cuidado o seu imóvel e analise a estrutura de lazer do empreendimento, pois isso pode fazer diferença na sua qualidade de vida.
E não deixe de conhecer os empreendimentos da ACLF, pode até tirar dúvidas sobre as condições de negociação chamando a equipe pelo WhatsApp.