Quando pensamos em revestimentos de qualidade, logo vem à mente o porcelanato. Esse piso cerâmico é sinônimo de bom gosto e eficiência. Além de ser extremamente bonito, é de fácil manutenção. Hoje, é possível encontrar no mercado cores de porcelanato que vão além do tradicional.
O porcelanato é um piso cerâmico. Suas características principais são a resistência mecânica e a baixa absorção de água (em média 0,5%). Ele é produzido a partir da mistura entre argila e diversos tipos de minerais.
Hoje, as cores do porcelanato são as mais variadas e podem atender aos mais diferentes tipos de projetos arquitetônicos. Vamos apontar algumas cortes, veja a seguir.
Índice
3. Porcelanato de cimento queimado
Porcelanato Líquido
Quando um projeto pede por uma cor diferente de revestimento, mas sem perder a qualidade, o porcelanato líquido surge como uma solução interessante.
A composição do porcelanato líquido é diferente da composição tradicional desse revestimento. O tipo líquido é formado a partir da mistura entre uma resina, um catalisador e um componente autonivelador. O resultado é uma superfície tão brilhante que parece estar molhada.
O interessante do porcelanato líquido é que ele pode ter virtualmente qualquer cor. Originalmente, ele é transparente, mas pode ser misturado com pigmentos para conseguir as cores de porcelanato desejadas.
Isso dá ao arquiteto uma liberdade criativa muito grande. Já que ele pode trabalhar com cores que não são encontradas nas peças tradicionais ou usar o porcelanato líquido transparente para cobrir trabalhos artísticos ou estampas feitas no piso.
Além disso, esse tipo de material pode ser utilizado como revestimento em diversos tipos de ambientes, como banheiros, cozinhas, salas e quartos.
Aproveite para saber mais sobre piso para cozinha: qual o melhor e como escolher o seu?
Porcelanato Madeira
Revestimentos de madeira trazem sofisticação e aconchego para os ambientes. Entretanto, esse é um material caro, que exige alguns cuidados, além disso, ele não é indicado para todos os ambientes.
Entretanto, entre as cores de porcelanato diferentes, encontramos o porcelanato madeira. Ele é um tipo de porcelanato esmaltado, com acabamento natural, combinado com uma tecnologia de impressão que permite imitar diversas cores e texturas presentes nas madeiras naturais.
Por ser resistente e ter baixa absorção de água, esse material pode ser utilizado tanto em paredes, como em pisos. Sua instalação pode ser feita em diversos ambientes, incluindo o banheiro.
Porcelanato de cimento queimado
A técnica de cimento queimado é uma das mais tradicionais. Entretanto, ela exige uma mão de obra especializada nem sempre fácil de ser encontrada.
Nessa técnica o revestimento do piso é feito com cimento e sua forma de aplicação garante um resultado liso e contínuo.
Atualmente, os projetos que seguem um estilo mais industrial estão em alta. Sendo que o cimento queimado combina bastante com esse design.
Nesse cenário surgiu o porcelanato que imita as cores e a textura do cimento queimado.
Devido a sua versatilidade, o porcelanato de cimento queimado pode ser aplicado em vários ambientes, tanto internos, quanto externos, incluindo banheiros e áreas de lazer.
Além da tradicional tonalidade cinza, também é possível encontrar outras cores.
Gostou de pensar sobre a decoração do lar? Então, dê mais um passo para o sonho de comprar seu apê: comece acessando o nosso site e conhecendo nossos empreendimentos. Inclusive, você pode fazer um tour virtual em alguns de nossos apartamentos. E tirar dúvidas com a nossa equipe pelo WhatsApp.