Existem muitas pessoas que economizam e guardam determinados valores para poder construir ou comprar um imóvel. Usar o FGTS para construções e reformas é uma alternativa para utilizar um desses valores guardados.
A medida pode ser solicitada por quem trabalha com a carteira de trabalho assinada, utilizando o fundo de garantia para melhorar de vida, comprando a casa própria ou comprando um terreno para poder começar a construir o imóvel.
É verdade que existem alguns processos que devem ser seguidos para que a medida seja solicitada, incluindo algumas regras que devem ser levadas em consideração. Quer saber mais? Então, veja as informações que separamos a seguir.
Índice
4. Quais são os pré-requisitos para usar FGTS para reforma?
5. O que é preciso fazer para sacá-lo?
6. Quais as vantagens de utilizar as regras do FGTS para construir, reformar ou comprar imóveis
O que diz a regra atual?
Para ter acesso ao benefício, existem algumas regras que devem ser seguidas, sendo um mecanismo de controle e de segurança para todos aqueles que desejam participar do processo.
É fato que quase todos os anos há uma verificação do que deve ou não ser apresentado. Atualmente, alguns dos quesitos básicos são:
- ter mais de 18 anos;
- possuir conta corrente ou poupança no banco Caixa;
- autorizar o banco a conferir o valor do fundo;
- ter o saldo suficiente para realizar uma transação.
O que é o FIMAC FGTS?
Entretanto, se o objetivo não é a entrada em um imóvel, mas a reforma, esse é o caminho ideal.
Isso porque o valor do fundo também pode ser utilizado para comprar os materiais da construção, facilitando os próximos passos, seja para modificar um ambiente ou para construir um novo cômodo.
É importante ter em mente que os valores não são tão altos, mas a quantia pode ser suficiente para dar um novo visual para a sua casa ou apartamento.
Como funciona?
Se o objetivo é comprar algo, o primeiro passo é expor o desejo para o agente do banco, que será responsável por dar entrada em toda a documentação.
O seu histórico será verificado, assim como o valor que está disponível para o uso. Após a verificação e aprovação, o valor será depositado diretamente na conta da pessoa que está vendendo, marcando a negociação que existe entre vocês.
Aproveite para ler também sobre como amortizar financiamento imobiliário e pagar menos juros.
Quais são os pré-requisitos para usar FGTS para reforma?
No caso da reforma, existem alguns quesitos que devem ser levados em consideração, afinal o dinheiro só deve ser liberado nos casos em que o governo compreende que a medida está de acordo com o pedido apresentado.
Ter mais de 18 anos, não ter o nome sujo, capacidade para firmar contratos e ter a nacionalidade brasileira são algumas das obrigatoriedades para poder usufruir da chance.
O que é preciso fazer para sacá-lo?
Se você deseja sacar, o primeiro passo é entrar em contato com a sua agência, demonstrando o interesse de contar com esse valor.
Explique a situação e siga o passo a passo que será direcionado para o seu caso, oferecendo toda a documentação necessária.
Quais as vantagens de utilizar as regras do FGTS para construir, reformar ou comprar imóveis
Por ser um benefício que está disponível para boa parte dos brasileiros, essa é uma chance de começar a sua construção, reforma ou compra sem precisar assumir uma dívida extensa, o que torna o sonho mais acessível.
Agora que você entendeu melhor como usar o FGTS para construções e reformas, ou mesmo para adquirir um imóvel, veja os empreendimentos disponíveis em nosso site. E saiba que temos boas condições de negociação utilizando o FGTS como alternativa para facilitar a sua compra. Dúvidas? Chame pelo WhatsApp.