A maioria das pessoas que conhecemos tem um pet. Independente de qual seja, eles se tornam parte da família. No entanto, são necessários alguns cuidados para quem tem animal de estimação em apartamento. Caso você esteja se mudando para um, deve estar se perguntando como adaptar o seu bichinho ao seu lar.
Para te ajudar, preparamos este artigo com sete cuidados para quem tem animal de estimação em apartamento. Confira a seguir!
Índice
Animal de estimação em apartamento: qual escolher e suas respectivas vantagens
Cuidando do seu bichinho: itens e ações necessárias
7 cuidados para quem tem animal de estimação em apartamento
1. Coloque telas nas janelas
2. Designe um espaço ao animal
3. Corte as unhas dos animais adequadamente
4. Passeie com seu pet
5. Adestre seu animal de estimação
6. Fique atento às regras do condomínio
7. Reforce a limpeza
Animal de estimação em apartamento: qual escolher e suas respectivas vantagens
Um apartamento é a escolha de muitos que buscam um novo local para morar, principalmente porque esta configuração permite muitas facilidades e confortos, além de segurança.
Quando falamos sobre animais para criar em apartamento, devemos lembrar que este espaço não pode ser limitante para os pets, então precisamos pensar em como adequar esse local para que eles tenham uma vida de qualidade.
Um fator importante é que alguns são mais indicados para este tipo de residência, pois se adaptam mais facilmente. Veja alguns deles:
- Gatos: animais extremamente independentes que não precisam de grandes espaços para viver em comodidade;
- Peixes: um aquário geralmente ocupa um espaço reduzido dentro do apartamento, e ainda pode servir como decoração;
- Cachorros: são animais que gostam muito de brincar, por isso, necessitam de atividades e espaço para se divertir. Existem apartamentos de várias metragens, por isso é importante levar em conta o porte de um cachorro de acordo com o tamanho do seu apartamento.
Viver com um animal de estimação é muito vantajoso. Existem diversos estudos no campo da psicologia que afirmam que a companhia de um pet ajuda a melhorar nossa saúde mental.
Além do mais, alguns precisam de passeios constantes, assim acabamos por nos exercitar junto com eles.
Cuidando do seu bichinho: itens e ações necessárias
A partir do momento em que temos um pet, precisamos gerir algumas áreas da nossa vida para garantir que eles tenham tudo que é necessário.
Por exemplo, na rotina do animal é possível separar seus recipientes de água e comida, além de coleiras, cama e até brinquedos. Esses itens são necessários para garantir que eles estejam sempre confortáveis.
Além de objetos, devemos sempre nos preocupar com sua respectiva saúde, realizando visitas regulares ao veterinário e cumprindo o calendário de vacinas.
Outro ponto é ter cuidado com plantas que sejam cultivadas dentro de casa, às quais o animal tenha acesso. Certifique-se de que são seguras para os animais e não oferecem risco algum.
Aproveite para conhecer 10 dicas de decoração com plantas para o seu apartamento.
7 Cuidados para quem tem animal de estimação em apartamento
Ter um animal em seu apartamento não é impossível, pelo contrário, com alguns cuidados você pode ter um pet no seu lar. Quer saber mais? Então confira as dicas que listamos a seguir.
Coloque telas nas janelas
Telas são essenciais, principalmente para quem tem gatos, pois estes animais costumam escalar nos locais, o que os faz correr perigo de sofrer acidentes graves.
Designe um espaço ao animal
Seu pet precisa de um lugar para dormir, para fazer suas necessidades e se alimentar. Separar um local para estas coisas diminui as chances de que ele acabe por sujar o apartamento ao utilizar cômodos como sala de estar ou cozinha, por exemplo.
Mas lembre-se: os animais são higiênicos, portanto, eles não comem no mesmo local em que urinam ou dormem, por exemplo. Prefira deixar as tigelas de comida em locais limpos e isolados.
Corte as unhas dos animais adequadamente
Ao brincar com seu pet, sem querer o animal pode arranhá-lo. No caso de gatos, as brincadeiras podem causar danos à mobília e aos estofados.
Para evitar que essas situações aconteçam, mantenha as unhas dos animais curtas.
Além disso, disponibilize brinquedos para que eles possam se entreter no espaço. Se o seu animal tiver unhas escuras, leve a um local especializado para fazer o corte corretamente, sem alcançar a “raiz” que fica dentro das unhas.
Passeie com seu pet
Tratando-se de cachorros, estes animais precisam se exercitar para continuar saudáveis. Logo, separe um horário diariamente na sua agenda para passear com o bichinho.
Mas lembre de passear em horários que o piso não esteja quente, para não causar desconforto ou riscos à saúde do animal.
Adestre seu animal de estimação
O ponto principal do adestramento é ensinar seu animal a se comportar da melhor maneira possível, para que ele obedeça às regras que você estabelecer, como não subir no sofá sem autorização, por exemplo.
Fique atento às regras do condomínio
Talvez no local que você more ocorram restrições para passear com animais em áreas comuns, por exemplo. Você precisa conhecer a regulamentação para que continue as atividades com seu pet sem que esteja descumprido o estabelecido.
Reforce a limpeza
Mesmo tendo caixa de areia para gatos ou tapetes higiênicos para cachorros, você precisa checar cerca de duas vezes ao dia o local.
Essa checagem é especialmente importante para quem tem crianças pequenas em casa, assim você minimiza possíveis contaminações e mantém tudo em ordem.
Já tem o seu pet, mais ainda mora de aluguel? Acesse o site para conhecer nossos empreendimentos e tire dúvidas sobre as condições de negociação para a compra do seu apê, é só chamar nossa equipe pelo WhatsApp.