Escolher luminárias certas para cada tipo de ambiente faz toda diferença para tornar o clima mais agradável, influenciando no bom humor das pessoas e ainda na produtividade.
Imagine que você está lendo este texto num ambiente totalmente escuro ou com uma iluminação inadequada, a sua compreensão e motivação para continuar a leitura poderá ser afetada por este detalhe.
Afinal de contas, você já ouviu falar que um detalhe pode mudar tudo, não é mesmo? Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como escolher a luminária ideal para cada ambiente da sua casa, trabalho ou ambiente de convivência.
Índice
1. Demarcar espaços com Luminárias
2. Como acertar na Luminária para cada ambiente?
2.1 Regular a iluminação
2.2 Valorize a decoração
2.3 Luminárias de mesa
2.4 Luminárias de teto
Demarcar espaços com Luminárias
Uma boa maneira de dividir ambientes sem precisar, necessariamente, suspender paredes é utilizando uma luminária para cada ambiente.
Basta induzir a luz, de modo que partes da decoração ganhem um destaque especial. Essa é uma forma bastante usada em cantinho de leitura, mesa de trabalho home office, ou um ambiente específico do quarto.
Se o seu quarto for grande, você pode colocar uma mesa de café da manhã, utilizando uma luminária pendente sobre a mesa, dando um clima mais aconchegante ao ambiente.
Também é possível incrementar a decoração utilizando plantas, veja algumas ideias: 10 dicas de decoração com plantas para o seu apartamento.
Como acertar na Luminária para cada ambiente?
É preciso considerar algumas orientações para que você acerte na escolha da luminária ideal para os ambientes da sua casa.
Veja…
Regular a iluminação
O uso de uma luminária destaque pode ser combinada com os outros elementos da decoração de um determinado ambiente, como a cor da pintura das paredes, por exemplo.
Você pode regular a iluminação de acordo com o uso daquele espaço. Mudando o clima do espaço de leitura para o momento de ver TV, somente com a alteração da luminosidade.
Valorize a decoração
A luminária precisa está de acordo com os acessórios de decoração do ambiente, por isso, mantenha o estilo do ambiente, ao escolher a sua luminária.
Luminárias de mesa
Normalmente, utilizadas para dar um foco principal de luz nos ambientes. Ideal para o cantinho da leitura, mesa de escritório ou de estudos etc.
Luminárias de teto
No caso das luminárias de teto, é importante evitá-las em ambientes de movimentação constante de pessoas.
Ao colocar acima da mesa de jantar, você pode favorecer um ambiente mais acolhedor e atrativo para os moradores e visitantes.
Se você busca por um toque de elegância e requinte à sua casa, pode considerar investir em lustres.
Ou se a ideia for destacar objetos decorativos, você pode escolher os Spots com sua luminosidade mais branda.
Tipos de iluminação
Vale considerar que a escolha das luminárias passa também pela escolha do tipo de iluminação, visto que a luminosidade é que dá o destaque principal do ambiente.
Uma iluminação bem escolhida favorece a decoração do ambiente e atrai as pessoas.
O ideal é analisar quais os hábitos de comportamento naquele ambiente, escolher a lâmpada mais adequada e perceber o efeito das cores para cada atividade.
As luzes amareladas, por exemplo, dão um toque mais intimista ao local, sendo favorável para o cantinho de leitura ou relaxamento, por exemplo.
Já as lâmpadas mais brancas podem causar mais abertura ao espaço, mas é aconselhável equilibrar o excesso de claridade com objetos de decoração mais coloridos, evitando o incômodo visual causado pela brancura do ambiente.
Que tal testar suas ideias de decoração com luminárias no seu novo apê? Ele pode estar muito mais perto do que você imagina: acesse nosso site e faça um tour virtual. Chame nossos consultores pelo WhatsApp para saber de qualquer um de nossos empreendimentos.