O momento da compra de um imóvel é sempre especial e, acima de tudo, exige muita atenção aos mais diversos detalhes e situações. Analisar a planta do apartamento, por exemplo, é extremamente necessário para quem tem intenção de comprar o imóvel na planta.
Muitos preferem fazer o investimento nessa etapa, isso para garantir segurança para o futuro. No entanto, é preciso ter paciência para esperar que o empreendimento fique pronto. Além da paciência, outro fator importante é analisar alguns pormenores que podem fazer toda diferença no novo lar.
E mesmo que a escolha seja por comprar já em construção, é sempre importante essa análise detalhada. Quer saber por quê? Explicaremos a seguir.
Índice
1. Noção de como acomodar a mobília
2. Conhecer a distribuição de tomadas de energia
3. Compreender melhor o investimento no imóvel
Noção de como acomodar a mobília
Quando planejamos uma mudança, temos milhares de coisas na casa anterior. Assim, analisar a planta do novo imóvel antes de comprar, é uma forma de entender se o espaço é suficiente, onde cada coisa poderá ser colocada, se será preciso se desfazer de mobílias, ou comprar novas.
Enfim, o fato é que, analisando a planta, já é possível estruturar minimamente, ter uma ideia de como ficarão os cômodos e de que forma os móveis poderão ser colocados.
Conhecer a distribuição de tomadas de energia
Saber analisar a planta também é uma forma de ter conhecimento sobre detalhes relevantes. Por exemplo, a distribuição das tomadas de energia e a instalação hidráulica.
Aliás, em alguns apartamentos boa parte da instalação hidráulica pode se concentrar no teto. Já conhecer a distribuição das tomadas vai ajudar a pensar onde posicionar equipamentos eletrodomésticos potentes como lavadora e refrigerador.
Assim, você elimina as dúvidas sobre pontos para colocação dos aparelhos elétricos e sobre a passagem de canos de água, para o caso de fazer perfurações em alguma parede.
Compreender melhor o investimento no imóvel
Por fim, analisar a planta antes de comprar o imóvel é, além de tudo, um certificado de que, realmente, vale a pena investir naquele apartamento. Claro, são vários os aspectos que precisam ser pesados. Mas conhecer o projeto é um deles, certamente.
Se a planta é bem explicada e organizada, aumenta o nível de confiança dos futuros moradores. Eles percebem que a construtora se preocupou em criar um projeto de qualidade, sabem como está disposto o imóvel, no que ele é superior em relação aos demais disponíveis, entre outros fatores.
Leia também: Como planejar a compra de um imóvel?
Vale pontuar que investir em um imóvel não é algo banal, custa caro financeiramente e, portanto, precisa ser muito bem pensado. Então, procure construtoras de confiança, tenha atenção ao prazo de conclusão das obras, verifique a localização e não se esqueça de analisar a planta do apartamento antes de comprar.
Agora, é sua vez. Já conhece os empreendimento da ACLF? Acesse agora o nosso site e veja fotos de portfólio e lançamentos. Ficou dúvida? Fale conosco diretamente pelo WhatsApp, nossa equipe vai ajudar você na busca pelo sonho de um novo imóvel.