Uma boa iluminação na cozinha do apê é fundamental para criar um ambiente aconchegante e funcional. Para isso, escolher os tipos de lâmpadas certas e posicioná-las adequadamente pode ser a chave para conseguir obter uma boa iluminação. Abaixo estão algumas sugestões para tornar o ambiente funcional e agradável.
Índice
1. Ilumine as áreas de trabalho
2. Use várias fontes de luz
2.1 Em armários aéreos
2.2 Pendentes na ilha ou mesa da cozinha
2.3 Luz embutida no teto
2.4 Fitas de LED na decoração
2.5 Trilhos de luz
3. Controle a intensidade da luz
4. Escolha a temperatura de cor certa
Ilumine as áreas de trabalho
É importante ter uma boa iluminação nas áreas onde você prepara os alimentos, como bancadas e fogão, ou outras áreas importantes da cozinha, como acima da pia.
Aproveite para saber mais sobre ter sala e cozinha integradas e como otimizar os espaços.
Use várias fontes de luz
Em vez de depender de uma única fonte de luz central, opte por várias fontes de luz, criando uma iluminação mais uniforme e tornará a cozinha mais funcional.
Em armários aéreos
Armários aéreos geralmente dificultam a iluminação da cozinha, pois criam sombras, prejudicando a visualização em áreas importantes. Uma solução é distribuir os pontos de luz por meio de luzes de LED embutidas em armários. Elas não cansam a vista e oferecem a iluminação necessária para o processo de preparo da comida.
Pendentes na ilha ou mesa da cozinha
Para evitar que sua mesa ou bancada na cozinha faça sombras e prejudique a iluminação, distribua luminárias pendentes por cima desses móveis.
É indicado que os pendentes sobre ilhas fiquem centralizados ou distribuídos, tendo como referência o tamanho da bancada ou da mesa, e de maneira proporcional ao tamanho da cozinha.
Luz embutida no teto
Uma iluminação embutida no forro causa um efeito de valorização de um ambiente em seus detalhes. Essa iluminação pode ser feita com luminárias Plafons LED posicionadas de maneira estratégica.
Fitas de LED na decoração
Fitas de LED são ideais para quem busca um ambiente moderno, servindo como alternativas excelentes para aliar estilo com uma boa iluminação. Elas consistem de uma fita flexível que pode ser integrada a qualquer espaço ou parte da sua cozinha.
Geralmente, são muito aplicadas embaixo de armários e prateleiras, melhorando a visibilidade durante a preparação das refeições.
Trilhos de luz
Os trilhos de luz são acoplados ao teto da cozinha e são extremamente funcionais. Cada ponto de luz do trilho pode ser direcionado para onde você quiser.
Controle a intensidade da luz
Ter diferentes focos de luz é muito benéfico e valoriza o ambiente, mas nem sempre você deseja que todos estejam ligados e com intensidade total.
É útil ter a opção de ajustar a intensidade da luz na cozinha. Você pode optar por interruptores com dimmers, que permitem que você ajuste a intensidade da luz, usar luzes inteligentes controladas por voz, ou aplicativos para smartphone.
Escolha a temperatura de cor certa
A temperatura de cor da luz pode fazer uma grande diferença na aparência da cozinha.
Lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000K a 6000K geralmente são ideais para a cozinha, pois criam um ambiente claro com iluminação precisa nos espaços de trabalho.
Com essas dicas, você pode criar uma cozinha bem iluminada e funcional que se adapta às suas necessidades e estilo de vida. Que tal aplicar essas sugestões para iluminar a cozinha do seu apê novinho? Então, acesse o nosso site para conhecer os empreendimentos disponíveis com apartamentos à venda e saiba as melhores condições de negociação chamando nossa equipe pelo WhatsApp.