Os seguros imobiliários fornecem segurança e muitas vantagens para os que obtêm este tipo de recurso, sendo também positivos para todos os envolvidos, sejam inquilinos, proprietários ou mesmo corretores.
Entretanto, pode haver certa insegurança para adotar esse tipo de serviço por falta de conhecimento a respeito do seu funcionamento, se ele de fato é um recurso viável e que trará bons resultados e como deve ser feito.
Entenda a seguir como funciona o seguro imobiliário e como ele pode ser aplicado.
Índice
1. O que é seguro imobiliário?
2. Quais são as vantagens do seguro?
3. Tipos de cobertura do seguro
O que é seguro imobiliário?
É um recurso que garantirá a segurança de modo geral, pois os imóveis estarão assegurados em caso de incêndio, infiltração ou outros danos.
É importante compreender a finalidade do serviço e o que ele abrange, assim você saberá quando e por que deve acioná-lo se um dia for preciso.
Então, tanto para o inquilino, quanto para o proprietário, existe uma cobertura específica, de acordo com o plano contratado, que garantirá os devidos reparos em casos como os descritos, além de outras situações previstas.
Aproveite para saber também sobre outros recursos importantes, como o laudo de avaliação de imóvel.
Quais são as vantagens do seguro?
De modo geral, pode-se destacar que o seguro imobiliário oferece muitas vantagens. A principal reforçada é a segurança de todos: inquilinos, proprietários, imobiliária, corretores e outros.
Outro ponto interessante de se mencionar é o fato de que são produtos flexíveis, com muitas ofertas e possibilidades de contratação.
Entre algumas vantagens que os seguros imobiliários podem oferecer estão a abrangência mais ampla, que pode ser obtida em uma única apólice, agilidade na liquidação de sinistros, possibilidade de mais de um local segurado, descontos, facilidades de pagamentos, coberturas com custo mais acessível, entre outros.
Vale destacar que para os proprietários é importante adotar um bom seguro, que conte com um plano mais abrangente, para garantir que os seus bens estarão protegidos e poderão ser segurados em caso de emergências diversas.
Já para os inquilinos, em geral, isso se estende aos seus bens, visto que o local é de propriedade de outra pessoa.
Tipos de cobertura do seguro
Existem vários tipos de cobertura, visto que cada empresa que fornece seguros conta com planos e condições distintas.
Portanto, antes de contratar um serviço dessa natureza, é importante verificar tudo o que ele pode oferecer de vantagens e quais serão as suas coberturas em casos diversos.
Mas existem as coberturas “básicas” e abrangem questões como incêndios, explosões, quedas de raios no terreno, roubos, furtos e outros.
Além disso, também é possível obter coberturas adicionais, que são aquelas que vão abranger outros aspectos do imóvel.
Esses itens adicionais podem cobrir danos elétricos, alagamentos, inundações, quebra de vidros, entre outros. Inclusive podem prever pagamento de aluguel em caso de desabrigo.
Para escolher o seguro ideal, é necessário levar em consideração o local onde o imóvel se encontra.
Isso porque as condições e o que pode vir a acontecer com ele na região, visto que existe dentro dos adicionais a cobertura para casos de vendavais e chuvas com granizo, por exemplo.
Dessa forma, antes de decidir pelo seguro ideal para o seu imóvel, avalie quais condições oferecem a empresa, em relação à cobertura básica, e o que pode ser obtido com a cobertura adicional.
Para ter acesso a outras informações como essa sobre os seguros, acesse o nosso blog. E se pensa em dar mais um passo para a compra o seu apê, conheça os empreendimentos da ACLF.
No site, você confere fotos e faz um tour virtual, pois temos imóveis em lançamento e outros já em construção. Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp para tirar dúvidas.