Você já ouviu falar no sistema ISO? Esta é a sigla para International Organization of Standardization, que é uma organização que trabalha para fornecer certificações para empresas a respeito da qualidade de seus procedimentos, produtos e serviços, desde 1947.
No Brasil, estas normas são aplicadas e gerenciadas com a ajuda da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os diferentes grupos de normas contemplam temas diversos sobre qualidade, como gestão, tecnologia da informação, segurança, saúde, meio ambiente etc.
No setor de construção, as normas ISO contribuem para maior qualidade de processos e do produto final, com vistas a reduzir atrasos e retrabalhos, contribuindo para diminuição de custos e maior organização no setor.
Dentre estas normas, destaca-se a ISO 9001. Entenda como esta norma agrega qualidade para a construção, e quais foram suas alterações recentes para acompanhar as mudanças no mercado.
Índice
2. Qual a importância da ISO 9001 para uma construtora?
3. Quais impactos a norma traz para a qualidade das construções?
O que é ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma que descreve os fundamentos para o chamado Sistema de Gestão de Qualidade.
Esse sistema busca a otimização de processos e da gestão deles por meio da aplicação de padrões objetivos à organização. Assim, tem como objetivo dar agilidade à produção e maior qualidade ao produto ou serviço final.
Para conquistar a certificação ISO 9001, a empresa precisa se submeter a uma série rigorosa de auditorias internas e externas. Mediante este processo, é feita a verificação a respeito do atendimento dos requisitos pela organização.
A última atualização da norma ocorreu no ano de 2015. As principais alterações trazidas pela ISO 9001 2015 foram:
- maior foco no atendimento ao cliente;
- integração da norma com a estratégia da empresa e com sistemas de gestão diferentes (para evitar conflitos);
- atendimento dos interesses de todos os usuários em potencial.
Qual a importância da ISO 9001 para uma construtora?
A norma auxilia as empresas a melhorar a qualidade de seus processos. Porém, qual a sua importância para uma empresa de construção? Por que uma construtora deve aplicar esta norma?
Em primeiro lugar, a norma contribui para a redução de custos, gerando maior economicidade às obras. No entanto, essa redução não compromete a qualidade dos processos, mas sim os torna mais eficientes.
Além disso, a ISO 9001 também auxilia ao padronizar os serviços empregados na construção.
Aproveite para ler também sobre como comprar apartamento na planta com segurança.
Por ser esse um setor que utiliza o trabalho de inúmeros profissionais, os processos podem não obedecer a um mesmo padrão de qualidade, o que pode comprometer o resultado.
Então, a partir de um padrão objetivo, o treinamento e a correção de curso do processo se tornam muito mais fáceis.
Quais impactos a norma traz para a qualidade das construções?
Resulta em impactos positivos sobre a qualidade do produto final, ou seja, as construções.
Adotar normas de qualidade de processos é uma forma de racionalizar a produção, tornando-a muito mais eficiente e otimizando a utilização dos recursos econômicos.
Desse modo, não só o produto final ganha em qualidade, como também essa própria qualidade ganha mais objetividade a partir de um parâmetro definido, facilitando a sua verificação por terceiros e consumidores finais.
Além disso, a aplicação da ISO 9001 tem como um de suas diretrizes a busca por melhoria contínua. Ao internalizar esta mentalidade, a construtora contribui não só para o aperfeiçoamento de seus processos, mas para a melhora do setor como um todo.
Quer conhecer uma construtora que aplica a ISO 9001? Acesse o site da ACLF Empreendimentos e faça um tour virtual por um de nossos apartamentos, para ver com seus próprios olhos os diferenciais!