Toda mudança traz inúmeras sensações. Seja pela alegria de iniciar uma nova fase, ou pela ansiedade perante algo novo. O fato é que organizar a mudança é uma tarefa exigente, mas com um planejamento básico e as etapas em mente você consegue fazer isso sem traumas.
O que não vale a pena é deixar de curtir essa experiência cheia de emoção. Então, para ajudar com o processo, listamos 10 dicas importantes. E depois de cumprir essa etapa, é só guardar as lembranças.
Índice
2. Use uma caixa de ferramentas
5. Não esqueça os operadores de serviços
6. Separe objetos e roupas de uso diário
8. Oriente todas as pessoas envolvidas na mudança
10. Prepare um kit sobrevivência
1. Faça um planejamento
O primeiro passo para tudo é o planejamento. Então, prepare uma folha em branco para anotar tarefas, isso ajuda a esvaziar a sua mente e a organizar suas ideias no papel.
Você também pode usar um app de anotações do celular, como o Google Keep ou outro bloco de notas digital. O que importa é o registro.
Anote as tarefas de forma aleatória, depois coloque em ordem ou numere para saber o que vem primeiro. Defina prioridades, separando o que é urgente do que importante.
Seja realista com os prazos, registre o conteúdo das caixas, defina à qual cômodo a caixa pertencem e se contém objetos frágeis. Enfim, toda a informação necessária para a ação a ser realizada.
2. Use uma caixa de ferramentas
Em toda mudança é preciso pregar ou despregar, parafusar ou desparafusar, entre outras demandas. Contar com uma caixa de ferramentas por perto vai facilitar muito o processo.
Caso você não tenha uma, tente conseguir emprestada. As ferramentas vão ajudar no manuseio dos móveis e em outros ajustes necessários, como a troca de uma tomada, interruptor ou lâmpada.
3. Conheça o destino
Tudo ficará mais fácil se você conhecer o local antes. É claro que nem sempre isso é possível, mas vai ajudar a pensar na chegada e acomodação das caixas.
Assim, é possível saber como distribuir a mobília, priorizar eventuais ajustes necessários antes de posicionar um eletrodoméstico, entre outros detalhes.
A ideia é chega ao apartamento sabendo o que fazer. Além disso, é importante consultar regras sobre horário de silêncio e horário de mudança, principalmente se forem utilizados elevadores.
4. Contrate montadores
O erro comum é achar que vai ser fácil montar o móvel que você desmontou. Quando não se tem experiência, pode virar um quebra-cabeças e tomar muito tempo.
Contar com profissionais de montagem vai aliviar essa etapa. Lembre-se que não precisa montar tudo de uma vez, apenas o que é importante.
Uma montagem profissional também vai evitar o desgaste do móvel e outros aborrecimentos. Então, conte com profissionais qualificados para o serviço.
Aproveite para saber: Quanto custa para mobiliar o apartamento e o que é preciso comprar?
5. Não esqueça os operadores de serviços
Para não chegar à casa nova e ficar no escuro, sem internet, água ou gás de cozinha, lembre-se de marcar com antecedência a regularização ou instalação desses serviços básicos. Assim você evita situações como estrear um novo lar no escuro e com fome.
6. Separe objetos e roupas de uso diário
É bem provável que a mudança demore dias para ser concluída. Assim, é importante que roupas e objetos de uso mais imediato fiquem de fácil alcance.
7. Use malas par as roupas
É melhor do que embalar em caixas de papelão. Acomode roupas e objetos pequenos não perfurantes em malas comuns, ou bolsas de viagem. O transporte e a identificação ficam mais fáceis assim.
8. Oriente todas as pessoas envolvidas na mudança
No momento da mudança você vai precisar praticar liderança e coordenar toda a tarefa junto das pessoas envolvidas, sejam profissionais ou voluntários amigos.
Tendo em vista que você é quem mais conhece as caixas e objetos da sua casa, oriente o que deve ficar onde, quais itens devem ser manuseados com mais cuidado e como posicionar móveis ou eletrodomésticos.
9. Avise sobre a mudança
É sempre importante que os vizinhos e familiares saibam sobre sua mudança, afinal são eles que te mandarão recados, também vão avisar caso algo fique para trás ou caso alguma encomenda chegue no seu endereço antigo.
10. Prepare um kit sobrevivência
Além de roupa e comida, você precisará de alguns itens para o mínimo de conforto em seu novo lar. Alguns deles podem ser:
- lençol;
- toalha de banho;
- travesseiro;
- itens de higiene pessoal.
Separe nesse kit tudo aquilo necessário para que sua rotina não colapse.
Agora que você reuniu as dicas e vai conseguir organizar a mudança com mais tranquilidade, confira outros conteúdos do blog que podem te ajudar. Tem dúvida sobre a compra de um imóvel que cabe no seu bolso? Acesse agora nosso site e faça um tour virtual em nossos apartamentos. Chame pelo WhatsApp para saber detalhes.