O sonho de comprar a casa própria vem acompanhado de uma grande responsabilidade: o pagamento do financiamento. Para que ele não se transforme em pesadelo, é importante tomar uma decisão consciente quando for escolher um imóvel que esteja dentro das suas possibilidades financeiras.
Pode ficar otimista, pois não é tão difícil quanto parece. Os cálculos podem ser compreendidos facilmente com a ajuda de profissionais especializados. Para ajudar, preparamos cinco dicas que orientam a escolher um imóvel que cabe no seu bolso.
Índice
1. Faça um planejamento financeiro
2. Identifique o tipo de imóvel você deseja
3. Limite o valor nas suas pesquisas
4. Avalie a região em que você pretende morar
5. Avalie as opções de financiamento
1 – Faça um planejamento financeiro
É difícil pagar por um imóvel à vista. Portanto, o financiamento acaba sendo uma boa alternativa. Porém, você precisa saber quanto do seu orçamento pode ser dedicado ao pagamento das parcelas.
Essa informação só pode ser obtida fazendo um levantamento preciso das suas entradas e saídas e percebendo quanto sobra e que pode ser dedicado à compra do imóvel.
Lembre-se de contar também com imprevistos na hora do planejamento, assim você evita dívidas e juros.
2 – Identifique o tipo de imóvel você deseja
Dentro do seu orçamento, é possível encontrar diversos tipos de imóvel. Então, você precisa saber exatamente que tipo você deseja.
Você prefere um apartamentinho pequeno ou pretende construir uma família e procura mais espaço? Prefere imóvel na planta ou já construído?
Aliás, aproveite para saber como comprar apartamento na planta com segurança.
A localização também já deve ser considerada aqui, especialmente quanto à proximidade do seu trabalho e outros locais que fazem parte da sua rotina.
3 – Limite o valor nas suas pesquisas
Ao fazer pesquisas na internet, limite o valor ao máximo que você pretende pagar. Caso contrário, você com certeza irá se encantar com imóveis que estão fora do seu orçamento, e ficará mais difícil escolher algo dentro das suas possibilidades.
Para economizar tempo e realmente encontrar o que você está procurando, você pode ativar também outros filtros: limite a região, o tipo de imóvel e até mesmo a metragem.
Assim, é possível garantir que você encontrará algo dentro do que você está imaginando.
4 – Avalie a região em que você pretende morar
Como já comentamos, o ideal é escolher uma região que seja próxima dos locais mais comuns da sua rotina. Fique de olho em regiões que estão sendo revitalizadas, pois geralmente os valores ainda estão bem mais acessíveis do que das áreas consideradas nobres.
Verifique se a região atende tudo que você precisa: hospital, mercado, escolas, etc. Às vezes, vale a pena investir um pouco mais em um imóvel bem localizado, pois você economizará em transporte. Pesquise a média do metro quadrado, para garantir que não está supervalorizado.
Elimine também a dúvida no momento de escolha do imóvel: perto do centro ou longe da cidade?
5 – Avalie as opções de financiamento
Por fim, não escolha a primeira alternativa de financiamento que aparecer pela frente. Tenha calma, analise suas opções, faça uma análise de crédito e, principalmente, analise as taxas de juro.
Todos os financiamentos terão algum tipo de juro, e é importante perceber qual é mais vantajoso para você.
Agora que você já sabe como escolher o imóvel ideal, está na hora de começar a sua procura. Acesse nosso site e entre em contato conosco por meio do botão do WhatsApp. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a realizar seu sonho do imóvel próprio!