A chegada de um novo membro à família é sempre uma alegria, mas para decorar o quarto de bebê algumas decisões precisam ser tomadas.
Isso porque são muitos detalhes, que por vezes cansam os pais, mas também são prazerosos. E essas escolhas podem influenciar até mesmo o bem estar do bebê no cômodo.
Para te ajudar com as partes mais complicadas dessa tarefa, separamos dicas inspiradoras que ajudam na decoração.
Índice
1. Planeje as compras
2. Evite gastos excessivos
2.1 Móveis “2 em 1”
2.2 Faça você mesmo (DIY)
3. Escolha o tema
4. Verifique a segurança de cada item
1. Planeje as compras
Um dos maiores desafios na hora de decorar o quarto do bebê, principalmente, para os papais de primeira viagem, é manter o controle e não sair comprando tudo que vê pela frente.
A melhor forma de evitar esse problema é com planejamento.
Em primeiro lugar, conheça bem o espaço disponível para o quartinho do seu rebento. Tire as medidas das paredes, janelas, piso e tudo mais. Assim, você saberá o que cabe e o que não cabe no quarto e poderá ainda deixar de lado todas as compras em excesso.
Aproveite para ler também: Por que você precisa analisar a planta do apartamento antes de comprar?
Em seguida, faça uma lista dos móveis para o quarto de um bebê, pense no que é realmente mais importante neste primeiro momento, pois os acessórios podem ser adquiridos depois.
2. Evite gastos excessivos
O período da gravidez e do pós parto exigem muitos gastos: compra do enxoval, plano de saúde, consultas médicas, fraldas, roupas para o bebê e para a mamãe, além de várias outras despesas que vão surgindo com o tempo.
Não é que você deva economizar apenas na decoração, mas a ideia é evitar gastos excessivos em geral.
Por isso, na dúvida diante de um impulso de compra, pergunte-se sempre se é realmente necessário comprar e se precisa ser naquele momento, então aguarde.
Porém, não se preocupe, pois é possível montar um bom quartinho para o bebê mesmo sem gastar muito.
Móveis “2 em 1”
A versatilidade dos móveis é uma mão na roda não só para quem quer gastar menos, como também para aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível, evitando que o ambiente fique apertado ou sem circulação.
Algumas ideias de móveis versáteis são os berços que se tornam camas infantis, e as cômodas que podem ser usadas como trocadores, por exemplo.
Leia também: Saiba como escolher a pintura das paredes de acordo com o cômodo.
Faça você mesmo (DIY)
Uma das grandes tendências de decoração, não apenas para quartos de bebê, como para todos os cômodos da casa, é DIY, sigla americana para Do It Yourself ou seja, “faça você mesmo”.
Nesse contexto, o plano é reutilizar, reciclar, reformar. Em se tratando de mobília e decoração, é bem possível fazer aproveitamentos e executar boas ideias, afinal os bebês crescem rápido e logo as famílias tem de buscar alternativas.
Você pode aproveitar aquele fim de semana livre para pintar o quarto do bebê. Ou então usar uma mesinha antiga para apoio no quarto, basta da uma repaginada no móvel.
3. Escolha o tema
Escolher um tema para decorar o quarto do bebê é, não só uma maneira de deixá-lo mais bonito e aconchegante, como também de facilitar a vida dos pais na hora de comprar os objetos de decoração.
Naturalmente, a escolha do tema tem a ver com a preferência dos pais, no entanto tenha cuidado para não encher o quarto com objetos repetitivos.
Uma alternativa é optar por temas mais claros ou neutros, pois com esse plano de fundo fica mais fácil fazer outras combinações. Inclusive, para brincar e ousar nos objetos de decoração, como pufes, almofadas, cortinas, murais de fotos e tapetes.
4. Verifique a segurança de cada item
No momento de escolher itens para o quarto, certifique-se de que tudo seja seguro para que seu filho possa crescer, brincar e aprender sem correr riscos.
Para isso, é preciso ter muita atenção à qualidade dos móveis escolhidos, além de ter muito cuidado com quinas e objetos que possam fazê-lo se machucar quando estiver aprendendo a engatinhar e andar.
Além disso, dê atenção especial ao material escolhido para os brinquedos e acessórios para garantir que eles não machuquem ou causem alergia ao bebê.
Gostou das nossas dicas? Em nosso blog você encontra outros artigos como esse e muito mais. Acesse o nosso site para ver fotos dos apartamentos, analisar a planta e distribuição das áreas, então você vai perceber a qualidade dos empreendimentos no portfolio da ACLF.